Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 13 de Novembro de 2012 às 15:06

    Imprimir


O governador Silval Barbosa tomou posse nesta terça-feira (13.11), em Brasília, no Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste - Condel/Sudeco. O conselho foi instalado nesta manhã, ocasião em que foi realizada a primeira reunião ordinária que empossou os conselheiros e lançou o novo Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), destinado às obras de infraestrutura e logística.
 

Durante o evento Silval Barbosa destacou a importância do FDCO para o desenvolvimento da região e pediu que o Governo Federal trate a região Centro-Oeste de forma diferenciada. Segundo o governador, muitas cadeias produtivas não são exploradas por falta de investimento em infraestrutura.“Produzimos no centro do País com imensas dificuldades de logística e temos que ter tratamento e recursos diferenciados. Esse fundo vem em boa hora. Da porteira para dentro somos imbatíveis na produção, mas também precisamos de competitividade com os estados que estão perto dos portos”, afirmou.


De acordo com o superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, a reunião foi histórica e consolidou o novo Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste, que será destinado às obras de infraestrutura e logística. “O grande sonho da Sudeco é que o Fundo na sua primeira contratação financie a implantação de uma fábrica de trilhos aqui no Centro-Oeste, que possui uma localização estratégica. Será fundamental para o escoamento da produção de grãos e para mobilidade das médias e grandes cidades”, destacou.


O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, explicou que o Fundo de Desenvolvimento é mais um instrumento de oferta de crédito para a região. Segundo Bezerra, a presidenta Dilma Rousseff alocou R$ 80 milhões para até o fim do ano e para 2013, o orçamento destinado ao Centro-Oeste será de R$ 1,2 bilhão. “Vamos debater com os governadores da região para saber quais as prioridades para o FDCO. Até o final do ano vamos definir as prioridades de aplicação do Fundo e as taxas de juros”, afirmou.


Conselho


O Condel será a instância máxima de planejamento estratégico da região Centro-Oeste e terá o objetivo de conduzir a discussão sobre as prioridades de ação e investimentos necessários ao desenvolvimento da Região. O conselho deliberativo é composto pelo ministro da Integração Nacional, pelos governadores de Estado, pelo diretor-superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), por diversos ministros, prefeitos, representantes da sociedade civil e a instituição administradora do FCO.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/36179/visualizar/