Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 13 de Novembro de 2012 às 08:22

    Imprimir


A 10 dias da eleição para a Mesa Diretora da seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a comissão eleitoral da entidade ainda analisa pedidos de impugnação às chapas registradas. Até ontem haviam sido expedidas 158 intimações para as chapas concorrentes tanto ao comando da OAB, quanto de suas subseções, apresentarem defesa às incorreções constatadas. O prazo para julgamento é de 5 dias após a intimação, sendo que as últimas foram expedidas ainda ontem (12).

Para o comando estadual, 3 chapas estão na disputa. Cada uma é composta por 84 advogados e todos devem estar aptos a concorrer, sendo necessário estar com a anuidade em dia, ter no mínimo 5 anos de exercício da advocacia, sendo vedada àqueles que possuem cargos no Poder Público, exerçam funções incompatíveis com a advocacia ou tenham sido condenados em definitivo ou ainda tenham representação disciplinar em curso.

A maioria dos pedidos de impugnação, ou seja, 113 deles, destinam-se a essas chapas. A que conta com o maior número de intimações para apresentar correções é a "OAB 100% Você", que tem como candidato à presidência o advogado Pio da Silva.

O grupo situacionista "Pela Ordem. Para o Advogado", liderado pelo advogado Maurício Aude, deve responder a 22 intimações e a oposição, representada pela chapa de José Moreno, OAB é Muito Mais, conta com 42 possíveis incorreções.

Até agora, apenas 8 chapas já tiveram seus pedidos de registro deferidos pela comissão eleitoral da OAB. Todas são concorrentes às disputas pelas subseções. Já receberam aval 2 grupos de Sorriso, um de Primavera do Leste, Mirassol D"Oeste, Comodoro, Tangará da Serra, Paranatinga e Campo Verde.

A comissão, que tem poucos dias para julgar os pedidos antes da votação, marcada para 23 de novembro, foi constituída há apenas uma semana. O grupo, que tem como presidente o advo- gado Agnaldo Kawasaki, foi nomeado pelo presidente da OAB, Cláudio Stábile, no último dia 6, após o pedido de dissolução da comissão anterior, sob a alegação de impedimentos como vínculo profissional ou de parentesco com advogados que integrem qualquer uma das chapas.

Kawasaki reuniu-se com a comissão no final da tarde de ontem (12) para traçar as metas de trabalho da comissão. A votação é realizada simultaneamente em todo o Estado e, neste ano, tem 6,811 mil advogados aptos a votar. Trata-se daqueles devidamente inscritos na seccional que regularizaram o pagamento de sua anuidade até 23 de outubro. Para eles, o voto é obrigatório, sob pena de multa no caso da não apresentação de justificativa. A OAB conta com mais de 10 mil advogados ativos em Mato Grosso.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/36204/visualizar/