Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 18 de Dezembro de 2004 às 13:54

    Imprimir


A valorização da cuiabanidade e o fácil acesso à cultura foram as principais metas da Prefeitura de Cuiabá na área cultural durante os oito anos da administração Roberto França. A cada ano, uma extensa programação de eventos e projetos , implementados com a parceria de artistas , iniciativa privada e a lei Municipal de Cultura levaram música, dança, cinema, teatro, carnaval, feiras, artes-plásticas, gastronomia e inúmeros eventos que tiveram a participação de toda a população .”A estratégia da Secretaria Municipal de Cultura, apoiada pelo Conselho Municipal de Cultura, foi difundir os projetos juntos aos bairros da cidade de forma gratuita, permitindo a participação e interação do produtor cultural junto à população menos favorecida”, comenta o secretário municipal de Cultura , Justino Astrevo.

Para facilitar maior acesso à cultura ao povo cuiabano, era preciso recriar espaços culturais que ao mesmo tempo abrigasse os projetos e restabelecesse a história de Cuiabá. Assim surgiu o Museu do Rio Cuiabá , – Hid Alfredo Scaff. Rico em histórias, o museu é um espaço permanente de cultura popular .Abriga salas de exposições levando os visitantes a conhecer a hidrografia do rio Cuiabá, a história do antigo mercado do Porto, a religiosidade cuiabana, a gastronomia marcada pelos doces e licores e o artesanato. Além das mostras permanentes, sempre acontecem exposições e mostras que representam a cultura cuiabana e suas raízes. Podemos citar a mostra de pequenos presépios nos finais de ano, “Altares Cuiabanos”, encontros de rasqueados, festival de cururu e siriri, a cultura negra e muitas outras atrações.

Domingos no Museu - Também foi marcante durante todos esses anos, os “Domingos no Museu, que sempre levam uma extensa programação cultural ao ar livre para a população . “O domingo aqui no museu é bem movimentado. Sempre tem alguma coisa diferente para a gente ver e também dá para fazer novas amizades porque aparece gente de toda a cidade. Hoje o Porto é um bairro respeitado porque tem o museu”, disse Antônio Borges, que vive e trabalha no bairro há 15 anos. Segundo o secretário de Cultura, uma média de mais de 60 mil pessoas visitam por ano o Museu do Rio Cuiabá, no bairro do Porto. Outra característica marcante do museu é que se transformou em alvo constante das escolas tanto da capital quanto do interior, como referência para trabalhos escolares nas áreas cultural e de meio ambiente.

Exposições e eventos- Sempre com uma boa programação, exposições e eventos marcaram a cultura cuiabana nos últimos anos: “Brava Gente Cuiabana – Imagens do Tempo”, “Cabral o Viajante do Rei”, “Gravuras de Lasar Segall e Ukio-ê”, “Cuiabá: Rio Porto, Cidade e Pintando Cuiabá”, “Rede: Dormindo em Berço Esplêndido”, Festival do Rasqueado, Exposição Registro Folclórico de Cuiabá, Encontro do Rasqueado, Carnaval de Rua, Baile da Cidade, Festival de Siriri, entre outras. O museu, avalia Justino, superou as expectativas, pois se integrou de forma plena à vida dos cuiabanos. O espaço cultural Liu Arruda que fica em frente do museu também ganhou o aval da comunidade que participou ativamente de diversos shows , festas de reveillon, carnaval e festivais de dança cuiabana que lá foram montados.




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/363760/visualizar/