Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 18 de Dezembro de 2004 às 12:40

    Imprimir


Vim de São Paulo em busca de melhores condições de vida, além de mercado de trabalho”, essa foi a afirmação de Maria da Glória S. F. Martins, que está em Tangará da Serra há mais de cinco anos. Maria da Glória é mais um das inúmeras pessoas em Tangará da Serra, que vieram para o município, em busca de oportunidades e de uma vida melhor.

Hoje, 18 de dezembro, é comemorado o dia do migrante, e Tangará da Serra, com mais de 60 mil habitantes, é um município formado na sua maioria de migrantes que vieram de várias regiões do país e também do estado.

São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Paraná são os estados que mais migraram pessoas para a cidade, além de migrantes que vieram de vários estados do Nordeste. “Deixei família, amigos, tudo para trás, porque tinha um sonho de viver em um lugar onde as oportunidades eram possíveis. Hoje, estou estudando administração e quando me formar sei que tenho onde trabalhar”, destacou Fernanda Maria Garcia, que já está emprega desde que chegou na cidade, há três anos.

Como Tangará da Serra, outras cidades do estado também atraem brasileiros de outras regiões do país. A oportunidade para novos empresários, nos mais variados ramos, além da grande demanda por profissionais especializados são o grande chamariz de Mato Grosso, que é o estado que mais cresce em todo o país.

Na década de 70 e 80, cidades como Diamantino, Alto Paraguai e Nortelândia atrairam migrantes, especialmente, por causa dos garimpos. Já Nova Olímpia atraiu migrantes, especialmente do nordeste do país, devido a usina de álcool e açúcar instalada na cidade nos anos 80. Hoje, o grande atrativo da região do Médio Norte é a agricultura e todos os setores que a compõe como fábricas de sementes e rações, concessionárias de caminhões e máquinas agrícolas, entre outros.

Com a chegada desses migrantes, a região está se desenvolvendo e as cidades estão crescendo, na sua maioria, de forma ordenada, como é o caso e de Tangará da Serra, Campo Novo dos Parecis, Sapezal entre outras.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/363773/visualizar/