Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 10 de Dezembro de 2004 às 15:11

    Imprimir


A prefeitura de Nortelândia (254 quilômetros de Cuiabá), inova no combate ao analfabetismo. Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), implantou o projeto LetrAção e criou incentivos para os alunos. Além de efetuar os cadastramentos, ofereceu à população 50% de desconto no valor da água de cada alfabetizando e cedeu todo material didático como, caderno, lápis e borracha para os não alfabetizados; já para os professores, ofereceu giz e apagador.

Além dessas ações de incentivo à população de seu município, o prefeito Rodomildo Silva (PFL) concedeu consultas a um oftalmologista para os alunos do LetrAção.

Nortelândia está com nove turmas, em média 15 alunos cada, sendo que seis delas estão recebendo aulas em escolas estaduais, uma na escola municipal, duas na assessoria pedagógica e uma no assentamento Barreirão (2,5 Km de Nortelândia), com 25 alunos.

De acordo com a assessora pedagógica, Josiane Meire Pereira, as aulas no assentamento funcionam três vezes por semana, perfazendo um total de 10 horas e, o combustível, para o professor, é doado pela prefeitura.

Josiane salienta que o aluno mais novo, do LetrAção, tem 27 anos, chegando até a 75 anos. “A falta de óculos está prejudicando o aprendizado dos alunos”, disse. Ela adiantou que já entrou em contato com o prefeito eleito, Vilson Ascari, e que ele se comprometeu em continuar com os incentivos à população.

Conforme a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, o sucesso desta primeira etapa se deu em função da parceria com as secretarias Municipais de Educação e a mobilização das assessorias pedagógicas e todos os profissionais da educação.

LETRAÇÃO - Mato Grosso é um Estado de grande extensão territorial, o grande celeiro do país, vem crescendo a um ritmo acelerado, contudo, tem um alto número de pessoas analfabetas, o correspondente a 11,1% da população total do Estado, ou 224.760 pessoas. Com o Projeto LetrAção, o governo do Estado pretende mudar, até 2006, a realidade deste quadro.

Desde novembro de 2003, data em que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou o projeto, as metas de cadastramento de professores alfabetizadores e não alfabetizados foram alcançadas. Nesta primeira etapa, em parceria com as prefeituras foram cadastrados 36.339 mil analfabetos e 1.718 alfabetizadores. As aulas tiveram o seu início no dia 18 de outubro em todo o Estado.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365251/visualizar/