Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 10 de Dezembro de 2004 às 14:29
Por: Sérgio Fernandes

    Imprimir


Com sanção do governador Blairo Maggi, Mato Grosso tem agora uma semana oficial para ressaltar a luta contra o câncer de mama. A Lei n.º 8.222, publicada no Diário Oficial de 26/11/2004, reserva a terceira semana do mês de julho para a execução de estratégias de combate à doença. A iniciativa foi proposta na Assembléia Legislativa pela deputada Verinha Araújo, do PT.

Conforme a Lei aprovada, durante a Semana Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama o Poder Público, as empresas e entidades civis devem realizar atendimentos, exames, palestras e outras promoções visando a conscientização da população e a redução dos índices de mortalidade vinculada ao câncer de mama.

De acordo com a deputada Verinha, a definição de um período de luta segue uma diretriz mundial com vistas à mobilização do Poder Público, ONGs, portadores e ex-portadores da enfermidade e a comunidade. “Todos temos convicção quanto à importância da definição de datas e períodos que nos sirvam de referência, para que nos empenhemos de forma mais intensa na reflexão e busca de soluções para graves problemas que possam afetar a sociedade”, alegou Verinha na defesa do projeto.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o primeiro tumor maligno em termos de incidência e mortalidade entre as mulheres no país. O último dado disponível, de 2000, indica que foram registradas 8.390 mortes no Brasil em decorrência deste tipo de câncer. Estimativas da Sociedade Brasileira de Mastologia apontam que estão sob risco uma em cada 20 mulheres.

O Câncer de Mama, ainda conforme dados do Inca, tem raras ocorrências em mulheres com menos de 35 anos, mas, acima desta faixa, sua incidência cresce rapidamente. O instituto recomenda que o exame clínico das mamas seja feito a cada três anos por mulheres com menos de 35 anos, a cada dois anos na faixa dos 35 aos 39, anualmente na faixa dos 40 aos 49 e semestralmente na faixa dos 50 aos 70 anos. O auto-exame deve ser feito cotidianamente.




Fonte: Da Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365265/visualizar/