Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 10 de Dezembro de 2004 às 07:18

    Imprimir


Fim de ano é época de presentes de Natal, preparativos para o ano novo, viagens, férias escolares, praia... A Internet, claro, pode facilitar muitas dessas coisas para você, mas é preciso ter cuidado para não ser enganado pelo scam, os golpes que se tornaram uma poderosa ameaça online. Eles combinam e-mail não solicitado (spam), ofertas tentadoras e sites bem produzidos que iludem os consumidores e fazem com que forneçam números de contas bancárias, senhas e outras informações pessoais. Para correr menos riscos, siga as dicas que preparamos para você. E boas festas! 1) Mantenha seu navegador atualizado.

Instale as últimas correções e patches de segurança, principalmente se você utiliza o Internet Explorer. Uma série de falhas e brechas de segurança têm auxiliado os golpistas da Internet a obter sucesso, mas o usuário deve prestar atenção às correções e atualizações lançadas pelas empresas. Para atualizar o IE, recorra ao Windows Update.

2) Reconheça o e-mail fraudulento:

Fique atento aos indicadores mais comuns de que a mensagem é falsa: remetentes que você não reconhece, erros de digitação, de ortografia e até tipográficos no campo assunto e no texto propriamente dito e preços que parecem muito bons para serem verdade.

3) Não clique em link nenhum.

Os e-mails fraudulentos sempre trazem links. Antes de clicar em qualquer um deles (e isto vale para qualquer situação na Internet), preste MUITA atenção no endereço. Uma tática bastante simples é pousar o mouse sobre o link e ver o que aparece na barra de status (no IE, fica lá embaixo na tela) para saber para onde você será redirecionado. É importante frisar que, num navegador desatualizado, essa técnica de pousar o mouse sobre o link pode não funcionar.

4) Desconfie e procure o site original.

Você recebeu um aviso do seu banco de que é necessário recadastrar seus dados? Ou quem sabe sua revista preferida está oferecendo assinaturas com um enorme desconto pela Internet? Seja desconfiado, sempre, e vá ao site da empresa ou do banco checar. Se houver alguma verdade na informação ou oferta trazida pelo e-mail, certamente estará na página da empresa correspondente. Um amigo enviou o e-mail? Confirme com ele, antes de clicar em qualquer coisa, se realmente enviou aquela mensagem para você.

5) Não forneça seus dados.

Em hipótese alguma forneça dados pessoais como suas informações bancárias em resposta a e-mails ou solicitações de sites que você desconhece. E nos que conhece, lembre-se da dica acima.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365369/visualizar/