Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 01 de Dezembro de 2004 às 08:02

    Imprimir


A Coordenadoria de Perícias e Identificação de Sinop (CPIS), antigo CGPI (Centro Geral de Perícias e Identificação) vai mesmo ser inaugurado em janeiro de 2005. A garantia vem do coordenador de perícias do Interior da Superintendência de Perícias e Identificação, José Carlos Pelissari. Ele disse ao Só Notícias que as obras já estão em fase final e equipamentos medicinais como câmara fria -com capacidade para armazenar 12 corpos- e mesa de necropsia já foram instalados. “Estamos em fase final, de acabamento”, assegurou

A obra que foi construída no antigo DVOP em parceria entre governos municipal e estadual e Conselho Municipal de Segurança, começou a ser erguida em 2002 e chegou a ficar parda por cerca de um ano e meio. Peritos da superintendência não concordaram com o projeto original e adequações tiveram que ser feitas. A obra consiste na reforma do antigo prédio da coordenadoria de Perícias de Sinop, e na construção de mais 300 metros quadrados para abrigar o IML (Instituto Médico Legal) para realização de exames de necropsia e de leitos entre outros serviços. A construção da CPIS irá custar aos cofres públicos mais de R$ 150 mil.

Apesar da construção do IML trazer mais agilidade aos trabalhos de investigações da polícia pericial de todo o Médio e Norte de Mato Grosso -o instituto mais próximo fica em Cuiabá (500 quilômetros de Sinop) a superintendência sabe que os problemas da falta de profissionais não será resolvido logo nos primeiros meses. José Carlos disse que os peritos e médicos legistas terão que continuar com o plantão apertado. “Estaremos enviando mais um legista para o município mas o quadro de peritos continuará o mesmo até que um concurso público ‘que já foi solicitado pelo nosso superintendente’ seja realizado, pois a contratação de novos profissionais só mesmo com concurso. O mesmo acontece com os papiloscopistas”, explicou. “Quanto ao setor administrativo estaremos contratando pessoas através de contratos durante um ano podendo prorrogar por mais um ano para dar agilidade aos trabalhos da coordenadoria”, acrescentou. Hoje 4 médicos legistas fazem o plantão em Sinop e há apenas 1 papiloscopista.

O concurso, segundo ele, deverá abrir vagas para contratar legistas, peritos, papiloscopistas e setor administrativo. A realização ainda depende de aprovação da Assembléia Legislativa e governo estadual.

O diretor do interior disse também que a meta é transformar O IML de Sinop em um centro. Dessa forma novas vagas serão abertas, além das disponíveis no próximo concurso, e até para outras cidades como Sorriso que terá médicos legistas, peritos e papiloscopistas, além de outras cidades da região. Mas para isso José Carlos ressaltou que também depende de aprovação da Assembléia.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366654/visualizar/