Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Novembro de 2004 às 12:54

    Imprimir


O I Encontro Artístico Municipal de Diamantino reuniu os diamantinenses na praça Major Caetano Dias, nos dias 26 e 27 de novembro. Esta iniciativa agradou os produtores culturais para divulgar os seus produtos e mostrar a potencialidade daqueles que trabalham com toda forma de expressão artística.

O evento teve início na manhã de sexta-feira com a exposição de artesanato. À noite, o professor doutor João Carlos Barrozo, autografou o livro de sua autoria com o título “Diamantino: Do extrativismo a agricultura moderna”. Antes de atender o público presente no auditório do Cefapro, ele ministrou palestra com o tema do livro. Fora do Cefapro, outros eventos paralelos chamavam a atenção.

Na Fundação Cultural podia-se degustar o melhor da culinária diamantinense, como Maria Izabel, feijão empamonado, farofa de banana e salada verde. No sábado também foram servidos pratos tipicamente da terra.

Na praça, a feira do artesanato apresentava o resultado dos projetos manuais como, por exemplo, o Arte com sucata. Os blocos de carnaval da cidade também participaram do encontro para levantar verba para as despesas com o carnaval.

Ao todo foram 35 apresentações de todos os artistas da cidade. A Bandas Gospel Restauração também deu o seu show no encontro. A festa encerrou com o show do Trio Sempre Mais e a banda G7.

A coordenadora de cultura de Diamantino, Donata Glorinha avaliou como positiva a primeira edição do evento. “Foi importante porque os produtores culturais da cidade puderam mostrar o seu trabalho para a sociedade”.

Lei de Incentivo

O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, ministrou palestra na tarde de sábado sobre “Criação do Fundo Estadual de Cultura - Lei de Incentivo”. A atual lei de incentivo será reformulada. A partir de 2005, depois que os projetos forem aprovados pelo Conselho Estadual de Cultura, os produtores culturais contarão com o dinheiro do Fundo Estadual de Cultura, que de acordo com o secretário terá para o exercício de 2005, a quantia de R$ 6 milhões e outros R$ 6 milhões para projetos individuais. “Desta forma, acaba com a dificuldade que o produtor cultural sente ao tentar captar recursos com a iniciativa privada”, explica.

Segundo o secretário, os empresários vão ter que reaprender a patrocinar projetos culturais, já que atualmente ao investir num projeto, ele é “recompensado” com isenção fiscal.

O secretário também estimulou que as prefeituras e os conselhos municipais de cultura estimulem a criação do Fundo Municipal de Cultura para captação de recursos e para o repasse de verbas do Fundo Estadual. Após a palestra, o secretário apresentou outros projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Cultura.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário