Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 30 de Novembro de 2004 às 09:00

    Imprimir


O Governo do Estado entregará até o final deste ano sete novos prédios escolares em todo Mato Grosso. As novas escolas que juntas somam um total de 71 novas salas de aula, atenderão aproximadamente 6,4 mil alunos. O número reflete o montante de crianças que para engajar ou prosseguirem no banco escolar conviviam cotidianamente com velhos assentos de pau-a-pique.

Municípios como Castanheira, Terra Nova do Norte, Aripuanã, Cotriguaçu, Colniza, Santa Cruz do Xingu, não diferentes da realidade de tantos outros espalhados pelo estado, receberão no próximo mês a entrega de seus novos prédios. Os velhos galpões de madeira, cobertos de palha, ou antigos barracões armados serão substituídos por construções de alvenaria, com banheiros, vestiários, quadro-negro e jardins.

As escolas apresentam uma média de 10 salas de aula, equipadas com biblioteca, sala de informática e quadra de esportes, além de salas para administração e espaço para a integração dos estudantes. A velha situação foi revertida, e hoje esses alunos além de estudarem em novos prédios, confortáveis e adequados para o aprendizado, as escolas agora integram o Programa Escola Atrativa. Idealizado no sentido de resgatar a credibilidade do ensino público, transformando a escola em um espaço de aprendizado atrativo, e valorizando os profissionais da educação, o programa irá reger as novas diretrizes adotadas para a educação mato-grossense na atual gestão.

Entre os vários municípios beneficiados com a construção de novas unidades escolares, encontram-se também as cidades de Alta Floresta, Cuiabá, Conquista D´Oeste, Juara, Jangada, Lucas do Rio Verde, Nova Olímpia, Paranatinga, Tangará da Serra, Querência, Tapurah, Juína, Matupá, entre outras.

A adequação dos prédios escolares somados ao aprimoramento dos métodos de ensino, refletem direta e sensivelmente na qualidade do aprendizado, otimizando o aproveitamento por parte dos alunos, resgatando a credibilidade dos pais no sistema de ensino público e na auto-estima dos professores, que diante dos resultados no aprendizado se vêem instigados a potencializar o progresso do aluno.

EDUCAÇÃO ATRATIVA - A exemplo da Escola de Educação Básica Diva Hugueney de Siqueira Bastos, construída no bairro Aroeira em Cuiabá, o município de Várzea Grande também inaugurará ainda este ano um amplo centro de educação. Trata-se da Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Filho, em homenagem ao filho mais velho do prefeito municipal Jaime Veríssimo de Campos, falecido no mês de maio deste ano.

Erguida no bairro Jardim Imperial, a escola possuirá 12 salas de aula, biblioteca, sala de informática, piscina semi-olímpica, ginásio poli-esportivo coberto, praça de alimentação e múltiplo uso, que será utilizado para a oferta de cursos para alunos e comunidade. A escola que atenderá aproximadamente 1.080 alunos, está orçada em R$ 1,9 milhão.

Mato Grosso possui hoje 630 escolas estaduais, entre prédios urbanos e rurais, atendendo de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), vinculado ao Ministério da Educação, mais de 840.940 mil alunos matriculados. Destes estudantes, cerca de 105,8 mil encontram-se nos bancos rurais.




Fonte: Sinffra-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366796/visualizar/