Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 24 de Novembro de 2004 às 09:27

    Imprimir


A cultura mato-grossense foi destaque em nível nacional na última segunda-feira à noite (22.11), através do projeto "Rasqueia Brasil - Uma noite bem Mato Grosso", realizado pelo trio Pescuma, Henrique e Claudinho, no Vila Country, em São Paulo (SP). Toda a magia das ricas manifestações culturais do Estado, como a culinária, o artesanato, a dança e a energia do rasqueado mato-grossense foi mostrada à sociedade paulistana.

O Rasqueia Brasil - "De nossa terra para o mundo", é um projeto cultural viabilizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Rede Cemat e outros. O governador Blairo Maggi e os secretários de Estado Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego e Cidadania), Waldir Teis (Fazenda), João Carlos Vicente Ferreira (Cultura) e Yeda Marli de Oliveira Assis (Turismo) prestigiaram o evento.

Segundo Blairo Maggi, a importância do Rasqueia Brasil para Mato Grosso é enorme, já que abre uma porta para vender e valorizar a cultura do Estado. "Além de tudo o que Mato Grosso faz hoje, sendo um grande produtor agrícola, começamos também a despontar na área cultural, demonstrando a expressão do povo mato-grossense", assegurou o governador.

O Rasqueia Brasil foi regado a jantar típico, com exposição de arte mato-grossense, show acústico com o trio Pescuma, Henrique e Claudinho, e apresentação de dançarinos e convidados especiais, sob a direção de Zezé Di Camargo. "É de um valor inestimável ver a cultura mato-grossense extrapolando fronteiras, através de projetos elaborados por artistas do Estado", disse o secretário de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira.

Na opinião do secretário de Fazenda, Waldir Teis, é importante divulgar Mato Grosso não só pelo potencial do agronegócio, mas pela cultura que identifica o seu povo. "Nós temos que mostrar para São Paulo e para o Brasil as riquezas naturais que possuímos, para transformar Mato Grosso em um Estado mais conhecido, atraindo o turismo e novos investimentos".

SHOW - O evento iniciou com a execução de um tema instrumental de rasqueado, executado na viola por Claudinho, enquanto um telão mostrou imagens do Pantanal. Durante o show, o trio interpretou composições dos cantores Almir Sater e Paulinho Simões, de Mato Grosso do Sul, fazendo uma viagem musical de ritmos como o "chamamé" e o chorinho, até chegar no rasqueado.

Para a primeira-dama e secretária de Estado, Terezinha Maggi, é importante prestigiar a competência das "mãos-de-ouro" do trio mato-grossense, que mostra com muita qualidade o rasqueado e as tradições de Mato Grosso. "Esperamos que outros artistas também despontem no cenário nacional. O que tiver ao nosso alcance, dentro da lei, sempre vamos incentivar", garantiu.

A opinião foi dividida com a secretária de Turismo, Yeda Marli de Oliveira Assis. "Uma oportunidade como essa que está aflorando a essência da cultura mato-grossense deve ser incentivada, como forma de atrair mais turistas para o nosso Estado".

RECONHECIMENTO - Após o show, Pescuma ressaltou que o trio quer repetir a iniciativa em outras Capitais, difundindo a cultura e o rasqueado de Mato Grosso para todo o Brasil. "Percebemos que o nosso trabalho agradou o público mato-grossense e paulistano presente no local, que ficou até o final do show, aplaudiu e pediu bis. Sentimos a energia no palco. Outros artistas devem seguir o nosso exemplo e pulverizar isso para o Brasil afora".

Para Henrique, o show mostrou que a música de Mato Grosso tem condições de atingir todos os cantos do País, porque é um ritmo dançante, alegre e contagiante. "Quem assistiu ao show, com certeza, saiu contente, pois além de dançar o rasqueado, saboreou a comida cuiabana. Estamos muito felizes porque foi o ponta-pé inicial para rodarmos todo o Brasil mostrando a nossa cultura e o que nós temos de melhor", finalizou o cantor.




Fonte: Sefaz-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367454/visualizar/