Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 31 de Outubro de 2004 às 18:42
Por: Naiara Martins

    Imprimir


Poconé, MT – O Governo do Estado inaugurará, na segunda quinzena de dezembro, as 50 unidades habitacionais do Programa Meu Lar no Município de Poconé (100 km ao Sul de Cuiabá). A informação é do secretário de Infra-estrutura, Luiz Antônio Pagot, e do prefeito da cidade, José Euclides Santos, durante vistoria às obras de habitação e pavimentação, no final da semana que passou.

No caso específico de Poconé, as unidades Fethab terão uma área construída de 47 metros quadrados, ou seja, 15 m2 acima do estabelecido pelos convênios do Programa Meu Lar/2003. As casas, que são distribuídas em sala, dois quartos, cozinha e banheiro, terão suas redes de saneamento concluídas nesta semana, quando serão iniciadas as obras de pavimentação das vias internas do residencial. O Euclides Santos lembra que todas as casas são construídas em regime de mutirão e que cada família beneficiada colocou à disposição os serviços de um pedreiro.

Outro ponto positivo para os futuros moradores do habitacional é a construção de uma escola municipal com quatro salas de aula e com capacidade para atender cerca de 360 estudantes, nos três períodos. Em anexo ao prédio escolar, será construído um Centro Social, com a finalidade de ofertar aulas de reforço e lazer às crianças fora do período escolar.

Na zona rural, os investimentos não são diferentes. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infra-estrutura e do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), já beneficiou mais de 50 famílias, com a implantação do programa de vilas rurais “Nossa Terra, Nossa Gente”. Em cada uma das vilas implantadas pelo Governo do Estado, são estimuladas as culturas-padrão, ou seja, aquelas já cultivadas por todas as famílias.

O resultado da colheita é comercializado e distribuído igualitariamente entre as famílias. No caso de Poconé, será incentivado o cultivo da mandioca, quando será proposto ao Banco do Brasil o reativamento de uma antiga fecularia (que processa a mandioca), localizada próxima à vila. Ainda de imediato, as famílias serão atendidas com a perfuração de dois poços artesianos, que garantirão o abastecimento e a irrigação das lavouras.

O “Nossa Terra, Nossa Gente” busca levar dignidade a trabalhadores, que em função do êxodo rural, estão hoje desempregados na cidade. O programa visa atender, prioritariamente, famílias cujos pais tenham mais de 45 anos, estão desempregados, não tenham imóvel na cidade e que demonstrem aptidão para a lida com a terra

. ESTRADEIRO – No setor de infra-estrutura, foram vistoriadas as obras de pavimentação dos primeiros seis quilômetros da MT-060. No total, serão pavimentados 16,2 km no trecho que liga Poconé ao Posto do Ibama, futuro Portal do Pantanal. Na obra serão investidos R$ 4,5 milhões.

Ainda na MT-060, o Governo do Estado concluiu as obras de restauração em um trecho de 74 km, no percurso entre o Município e entroncamento com a BR-070, como também os serviços de sinalização. Pessoas ligadas ao setor turístico e moradores do local demonstraram satisfação com a previsão para a conclusão das obras no próximo ano.

Sobre a conclusão das obras de restauração das 124 pontes localizadas ao longo da rodovia, o secretário Luiz Antonio Pagot informou que 70% dos trabalhos, incluindo a substituição de madeiras, reforma e construção, já estão finalizados, garantindo a trafegabilidade do trecho. Pagot elogiou, ainda, os esforços do trade turístico, bem como dos proprietários rurais das localidades de Pixaim e Porto Jofre, parceiros na conclusão das obras.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368832/visualizar/