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Segunda - 05 de Novembro de 2012 às 14:29

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Hyundai e Kia dizem que vão compensar clientes afetados pelos erros
Hyundai e Kia dizem que vão compensar clientes afetados pelos erros
O grupo que comanda Hyundai e Kia admitiu nesta segunda-feira (5) que exagerou nas marcas de economia de combustível divulgadas para alguns de seus carros em recentes campanhas de marketing.

Na última sexta (2), a agência de proteção ao meio ambiente dos EUA, conhecida pela sigla EPA, havia chamado a atenção para o fato após testar veículos que foram alvo de reclamação por parte dos proprietários, que não conseguiam atingir o equivalente à distância percorrida por litro de combustível descrita nos carros.

Em comunicado, a Hyundai disse que seus erros só afetaram veículos vendidos na América do Norte. "Todos os carros Hyundai vendidos em outras regiões do mundo foram propriamente certificados com notas corretas de economia de combustível por cada agência respectiva de certificação", informou a montadora sul-coreana.

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A fidelidade do consumidor às marcas sul-coreanas será testada nos próximos meses, após uma década de sucesso ininterrupto nos Estados Unidos, mas o mercado já estaria reagindo ao acontecimento.

Segundo a agência Reuters, nesta segunda, as ações das montadoras da Coreia do Sul caíram 7% cada nesta segunda-feira (5), pressionadas por temores de investidores sobre o impacto da admissão do erro para as marcas e para as vendas nos EUA, principal mercado do grupo automotivo. Somente a Hyundai perdeu US$ 3,1 bilhões com a queda nas ações.

As preocupações dos investidores envolvem temores sobre o custo de compensação de clientes de mais de 1 milhão de veículos afetados, bem como potenciais processos coletivos nos EUA e reclamações semelhantes em outros países.

"Isso pode representar um fator de mudança na história de sucesso da Hyundai", disse James Yoon, analista do BNP Paribas, em relatório, de acordo com a Reuters. "Acreditamos que a potencial perda financeira é imaterial se comparada à possível perda para a reputação da marca."

Reconhecimento rápido
Mas outros analistas também citaram que, diferente de grandes recalls que afetaram as rivais Toyota e Ford, Hyundai e a afiliada Kia foram rápidas em admitir seus erros e em anunciar planos de compensação.

"Aquelas eram questões mais sérias, relacionadas à segurança... Assim, o impacto sobre o valor da marca e nas vendas nos EUA pode ser menor do que o sofrido pelos concorrentes", disse o analista Ethan Kim, do Citi, em relatório divulgado nesta segunda.

A queda nas ações da Hyundai foi a maior em quase 14 meses, diz a Reuters. As ações da Kia tombaram 6,9%, enquanto o mercado em Seul teve perda de 0,5%.

Entenda o caso
Conforme reportagem do "New York Daily News", a agência EPA decidiu testar carros da Hyundai e da Kia depois de receber reclamações de consumidores de que esses veículos não conseguiam alcançar a eficiência de consumo anunciada pelas marcas.

Depois de testar um Hyundai Elantra e perceber a discrepância dos dados, a EPA ampliou a ação para mais modelos de ambas as marcas. "Foi a primeira vez em que um grande número de veículos do mesmo fabricante mostrou tanto desvio [em relação aos dados oficiais]", divulgou a agência.

O "Detroit News" publicou declarações de ambas as marcas. "Devido à importância da eficiência do gasto de combustível para todos nós, lamentamos muito esses erros", afirmou John Krafcik, presidente e CEO of Hyundai Motor America. “Quando dizemos aos donos de Hyundai: contem com nosso apoio [We got your back], é uma afirmação que não fazemos da boca pra fora. Vamos consertar isso e nos empenhar ainda mais para garantir que nossos veículos entreguem excelentes números de economia de combustível."

Byung Mo Ahn, presidente e CEO da Kia Motors America, disse que "como uma organização focada no consumidor, nós estamos totalmente comprometidos em entregar a esses consumidores dados completos e corretos, e lamentamos demais pelos erros cometidos".

"Nosso programa de reembolso terá como objetivo que todos os clientes Kia seja compensados rapidamente e de forma justa."






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