Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 27 de Outubro de 2004 às 09:19

    Imprimir


A AgRural em Cuiabá, divulgou ontem o acompanhamento semanal do plantio de soja, safra 04/05, em Mato Grosso. Até a última segunda-feira, 18% dos 5,7 milhões de hectares estimados nesta safra com o cultivo da oleaginosa estavam semeados. No ano passado, nesta mesma época, cerca de 21% da área total estava plantada.

A maior evolução está no Médio-Norte, faixa da BR-163, onde a soja cobre 30% dos 2,06 milhões hectares (ha) concentrados na região. O Médio-Norte é o principal produtor de grãos do Estado. O município de Lucas do Rio Verde é conhecido como "poleposition", sendo sempre o primeiro a plantar e a colher a nova safra da oleagionosa do Brasil.

Em seguida está o Oeste mato-grossense com 19% dos 1,33 milhões de ha previsto para esta safra, depois vem a região Sul, com 5% da área plantada, estimada em 1,28 milhões de ha e por último, os municípios do Leste de Mato Grosso, que dos 570 mil ha projetados, somente 1% está semeado.

Segundo o analista de mercado da AgRural, Geraldo Ornellas, apesar de haver um atraso nos trabalhos do campo, esta diferença não é suficiente para afetar, de forma positiva para o produtor, o mercado. "É uma diferença muito pequena e que não compromete a safra", frisa.

Vale destacar que a maioria dos município produtores de soja das regiões Norte, Sul e Leste do Estado, iniciaram na semana passada a semeadura, "e a medida que chove, vão intensificando os trabalhos", aponta Ornellas.

O analista explica que a maior parte das precipitações está caindo de forma isolada. "As chuvas ainda estão esparsas e o produtor que tem o ônus de uma majoração de custos de produção, em até 40% e não pode arriscar", aponta Ornellas.

O secretário de Agricultura de Sinop (503 quilômetros ao Norte de Cuiabá), Amadeu Rampazzo Júnior, destaca que no município as chuvas estão regularizadas há cerca de duas semanas. "Todos os dias no final da tarde tem chovido. Os trabalhos aqui estão a todo vapor", revela.

Com uma previsão de chegar a 100 mil ha com a cultura nesta safra, o secretário estima que 15% da safra está plantada e já em fase de germinação.

"Realmente a falta de regularidade da chuva segurou o plantio e há um atraso em relação ao ano passado, mas acredito que a diferença aqui em Sinop seja de 5% a menos nesta safra. Mas não é nada que prejudique o período de plantio, ainda é seguro e os trabalhos deverão se estender até o início de dezembro", explica.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369706/visualizar/