Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 22 de Outubro de 2004 às 16:24

    Imprimir


Fidel Castro poderá caminhar novamente dentro de alguns dias, depois da cirurgia a que se submeterá na rótula, desde que não dobre o joelho operado, explicou o ortopedista francês François Aubart. O líder cubano sofreu um acidente na quarta-feira à noite e caiu durante discurso no país, fraturando o joelho e fissurando o braço. O fato de que a rótula do presidente cubano, de 78 anos de idade, tenha se fraturado em oito pedaços, devido à queda que sofreu na quarta-feira, em Cuba, tem pouca importância em relação a seus futuros movimentos, segundo o especialista do hospital de Eaubonne (região parisiense). "Numa fratura de rótula não importa o número de fragmentos. O paciente poderá apoiar-se na perna dentro de alguns dias desde que não dobre o joelho" afetado, frisou.

"Esse apoio é autorizado normalmente três ou quatro dias depois da cirurgia, mas a perna deve ser mantida imobilizada", precisou Aubart. A reeducação da flexão do joelho pode começar ao final de 5 ou 6 dias e dura vários meses.

Segundo a descrição da operação feita por Fidel Castro, os fragmentos de rótula foram unidos "um a um com um fio de aço inoxidável". Em tal caso, segundo o médico Aubart, a fixação cirúrgica é "suficientemente sólida" ao final de alguns dias.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370450/visualizar/