Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 22 de Outubro de 2004 às 10:41

    Imprimir


Dois funcionários do Cartório Eleitoral de Sorriso participaram, esta semana, em Cuiabá, do treinamento dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a análise das contas dos candidatos às eleições 2004. A partir de agora o cartório já está pronto para receber as contas dos candidatos.

A prestação de contas deve ser feita por todos os candidatos mesmo aqueles que não concorreram às eleições. Deverão ser apresentados todos os gastos feitos pelos candidatos durante a campanha eleitoral como combustível, gráficas, camisetas, placas, transporte, enfim, apresentar notas fiscais ou recibos de tudo o que gastou durante o período eleitoral. Será baseado nestes dados que a Justiça fará uma comparação com o foi declarado, pelo candidato, do que seria gasto durante toda a campanha. Se houver alguma irregularidade o candidato pode ter as contas rejeitadas se tiver sido eleito não será diplomado. No caso dos candidatos que não se elegeram ou até mesmo não concorreram às eleições, ficarão inelegíveis e não poderão concorrer nas próximas eleições.

Segundo o juiz eleitoral da 43ª Zona Eleitoral, Lídio Modesto da Silva, as contas poderão ser feitas por um contador que irá assinar os relatórios que também devem ser assinados pelo candidato. “Cada candidato é responsável por suas contas mesmo que tenha sido feito por um contador ele terá que assinar toda a papelada a ser entregue no Cartório Eleitoral”, ressaltou. “Como será feito, se cada candidato apresentará, a coligação ou partido, isso quem decidir são eles mas a responsabilidade total é do candidato. Ele é quem irá responder”, frisou.

Não é um trabalho tão simples assim a análise das contas. O juiz explicou que primeiro os servidores farão uma análise das contas e através de um relatório lançarão os dados no sistema do TSE que fará uma nova análise e encaminhará ao Ministério Público que também dará um parecer. Só aí é que será entregue ao juiz eleitoral que homologará ou não as contas apresentadas pelos candidatos. “Tudo isso deve ser feito antes da diplomação que no caso aqui em Sorriso será dia 18 de dezembro”, assinalou.

Na 43ª Zona Eleitoral, segundo o juiz, cerca de 130 candidatos de Sorriso e Nova Ubiratã -que pertencem a zona-devem fazer a prestação das contas. Até agora ninguém encaminhou os processos ao Cartório Eleitoral. O prazo vai até o dia 2 de novembro.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370534/visualizar/