Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 19 de Outubro de 2004 às 11:17

    Imprimir


O Sesc Arsenal está promovendo a exposição Lupercais, do artista plástico Elder Antunes. Composta por 27 máscaras de origame com motivos carnavalescos, a mostra é inspirada no tradicional bloco 'Os Mascarados', de Guiratinga. As peças ficam expostas até 7 de novembro.

Lupercais eram as festas onde as pessoas começaram a usar máscaras. Posteriormente, elas foram se popularizando e tornaram-se o símbolo do carnaval.

Arquiteto de formação, o artista plástico Elder Antunes se dedica à arte do origami há dois anos. Sempre trabalhou com artes, porém, antes de dedicava mais a designer de interior fazendo composições com materiais alternativos.

Interessado na arte do origame, que trabalha dobraduras em papela machê, começou a estudar as dobras, a cor e o tipo do papel. Em um processo auto-didata, começou a fazer intervenções no origami por meio de colagens e diversos materiais como alfinetes, miçangas, bolas de gude, e outros materiais, para dar forma à máscaras.

Essas máscaras que compõem a exposição, foram inspiradas no bloco carnavalesco "Os Mascarados", de Guiratinga, cidade natal do artista. As peças são em tamanho real e retratam toda magia do carnaval.

O origami é uma arte japonesa que começou com a descoberta do papel. Os japoneses utilizavam o papel para embalar presentes entre os nobres e depois a arte se popularizou.

Elder já participou de dois salões Jovem Arte, tendo sido premiado neste último com máscaras indígenas. O artista já ministrou várias oficinas para crianças no Sesc Arsenal. Entretanto, ele nunca expôs fora do estado.




Fonte: RMT online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371246/visualizar/