Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Outubro de 2004 às 08:07
Por: Lidiane Barros

    Imprimir


Há vários dias alguns semáforos da capital aguardam manutenção. O atraso, conforme assessoria da Secretaria Municipal de Transportes (SMTU), seria em decorrência da demora do recebimento de dinheiro das multas emitidas pelos “amarelinhos”, como são conhecidos os agentes de trânsito em Cuiabá.

A SMTU, por meio da assessoria, alega que o novo sistema de recebimento das autuações pelo Detran-MT, que criou mais uma instância, a defesa prévia, tem ocasionado a demora no pagamento pelos infratores, já que estes têm buscado recorrer à nova instância. Antes, os pedidos de apelação das multas eram feitas à Junta Administrativa de Recurso às Infrações (Jari) e ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

De acordo com o Detran, o repasse dos valores arrecadados com as multas para a secretaria continua ocorrendo normalmente. O último, referente a agosto, foi feito em 23 de setembro no valor de R$ 316 mil. Antes, foram encaminhados à SMTU em agosto, R$ 322 mil e, em julho, 317.878,54.

Por causa da greve bancária, a arrecadação em setembro será repassada nesta semana, ainda dentro do prazo. Segundo o presidente do Detran, Moisés Sachetti, o órgão de trânsito tem cumprido com sua parte e repassa “religiosamente” os 80% do valor das arrecadações à SMTU e todas outras prefeituras dos municípios de Mato Grosso. Os 20% restantes são do Detran, referentes à taxa de serviços.

Caixa baixa

Como a SMTU continua sem recursos para aplicação na manutenção dos semáforos - feitas por empresas terceirizadas -, cruzamentos como o da rua Barão de Melgaço com a Voluntários da Pátria dispõe apenas da sinalização manual dos agentes de trânsito da secretaria. Aproximadamente 20 deles foram escalados para atender a demanda.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371301/visualizar/