Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 19 de Outubro de 2004 às 07:04

    Imprimir


Para o agricultor Washington Luiz de Souza Lopes, candidato derrotado na disputa pela prefeitura de Santo Afonso, o pleito do último dia 03 de outubro ainda não terminou. Poucos dias após as eleições, Lopes protocolou denúncia contra o prefeito reeleito, Wenceslau Botelho de Campos, do PTB, acusando-o de prática de abuso de poder econômico e político.

Campos, conhecido popularmente como “Gordo Salim”, encabeçou a “Todos por Santo Afonso”, reelegeu-se para o cargo de prefeito ao vencer as eleições majoritárias municipais de Santo Afonso com 61,66% dos votos válidos (1.174 sufrágios) contra 38,34% (730) de Washington. O colégio eleitoral de Santo Afonso é de 2.291 eleitores, dos quais 1.985 compareceram às urnas.

De acordo com as denúncias de Washington, as irregularidades que teriam sido praticadas por Gordo Salim começam pela Revisão Eleitoral de Santo Afonso. Washington afirma que a revisão eleitoral foi manipulada por Gordo Salim, alegando que os membros integrantes da comitiva da revisão, entre eles o vereador e funcionário da prefeitura local, Pedro Caldeira, teriam ligação com o prefeito. “Eles (os membros da comitiva) recadastravam somente eleitores indicados pelo pessoal do prefeito e deixavam de fora centenas de pessoas que já haviam votado em 2000 e 2002”, declarou o candidato do PSB. Na denúncia protocolada junto ao Cartório da 17ª Zona Eleitoral, com sede em Arenápolis, constam nomes de eleitores com títulos cancelados indevidamente.

Outras denúncias de Washington contra Gordo Salim dizem respeito à suspensão de aulas na rede municipal de ensino, em período de campanha, sempre a partir das 14:00 horas, para que professores e funcionários pudessem participar de carreatas e comícios; colocação de materiais de propaganda eleitoral em veículos e ônibus de transporte escolar municipal; distribuição de cestas básicas e distribuição dirigida de 50 casas do programa “Meu Lar” (Governo do Estado). As denúncias contra Gordo Salim incluem ainda contratação irregular de servidores durante o período eleitoral e compra de votos na véspera das eleições. Esta última infração é testemunhada pelo morador Samir dos Santos Salim, que alega ter recebido R$ 150,00 pelo seu voto. Samir, segundo membros do PSB de Santo Afonso, teria formalizado a denúncia de compra de voto junto ao Cartório Eleitoral de Arenápolis, inclusive entregando o dinheiro recebido do prefeito.

Washington Lopes aguarda decisão da Justiça da 17ª Zona Eleitoral, ao mesmo tempo em que estranha o fato de nenhuma testemunha ou parte envolvida ter sido ouvida. “Estamos aguardando. Até o momento está tudo parado. Ninguém foi ouvido e nenhuma providência está sendo tomada”, disse, guardando expectativa pela cassação da diplomação de Gordo Salim através das denúncias formalizadas no juízo eleitoral.




Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371330/visualizar/