Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 19 de Outubro de 2004 às 06:04
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


A menos de duas semanas da votação que vai definir o futuro prefeito de Cuiabá, Alexandre Cesar (PT) amplia a vantagem de cinco para oito pontos sobre Wilson Santos (PSDB). Se o segundo turno fosse hoje, o petista seria eleito com 50%, enquanto o tucano ficaria com 42% das intenções de voto, revela o Gazeta Dados. Nos votos válidos, o placar é 54% a 46%.

A segunda rodada da pesquisa foi realizada nos dias 15 e 16 deste mês (sexta-feira e sábado últimos). Em relação à primeira amostragem do Gazeta Dados, feita entre 09 e 10 de outubro, o candidato do PT cresceu cinco pontos num intervalo de cinco dias. Estava com 45% e agora tem 50% -



O prefeitável do PSDB também ascendeu dois pontos, de 40% para 42% e está oito pontos atrás de Alexandre. Nesta aferição estimulada - quando o entrevistado escolhe o candidato com ajuda da cartela com o nome dos concorrentes -, 2% afirmaram que votarão em branco ou nulo, mesmo percentual da pesquisa anterior. O universo de indecisos caiu sete pontos. Antes era de 13% e agora está em 6%.

Embora Alexandre tenha ampliado a vantagem e o número de indecisos reduzido, o cenário ainda é indefinido.

Os candidatos ainda têm 12 dias de campanha pela frente, com apresentação no programa eleitoral em tempos iguais, comícios e trabalho corpo a corpo de forma mais intensa.

A pesquisa ainda não deve ter registrado o impacto das composições políticas e os apoios de lideranças. O governador Blairo Maggi anunciou na última sexta-feira que, pessoalmente, apóia Alexandre. Ressaltou, porém, ter simpatia pelo candidato Wilson. Segundo o governador, o PPS decidiu também pela adesão ao nome petista. Já Alexandre, temendo desgaste negativo do governo Roberto França, disse não ter apoio do prefeito e fez questão de ponderar que "conta com apoio da figura do governador e, em relação ao PPS, ainda está conversando". França dirá hoje, em entrevista coletiva, que ficará neutro. Enquanto isso, o seu partido (PPS) anunciará que vai estar com o petista. O candidato derrotado Sérgio Ricardo (PPS), que ficou em terceiro lugar, com 68.979 votos (24,98% dos válidos), ainda não se pronunciou.

PP, PMDB e PFL, fecharam oficialmente com o petista, apesar de em todas haver racha. O PTB definiu pela adesão ao candidato Santos.

No primeiro turno, Wilson liderava em todas as pesquisas. O primeiro lugar foi confirmado nas urnas. O tucano obteve 99.920 votos (36,19% dos válidos). Alexandre garantiu disputa no segundo turno com os 92.647 votos conquistados (33,55%). Tanto a primeira quanto esta segunda rodada do Gazeta Dados revela uma inversão na corrida ao Palácio Alencastro, com o petista à frente.

Utilizando a técnica Survey, o Gazeta Dados entrevistou 500 pessoas. Esse universo é capaz de gerar resultados representativos para o conjunto do eleitorado cuiabano. A margem de confiança é de 95%, o que significa que, se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais.

Assim, Alexandre pode estar com percentuais entre 46% e 54%, enquanto Wilson tem de 38% a 46%, de acordo com o Gazeta Dados. A pesquisa está registrada na 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, com o número 151/2004. Sua publicação foi autorizada pelo juiz eleitoral Márcio Vidal.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371348/visualizar/