Repórter News - www.reporternews.com.br
Noticias da TV
Quarta - 13 de Outubro de 2004 às 08:42
Por: Luiz Almeida

    Imprimir


Isabel Fillardis aguardava ansiosa o seu retorno às novelas. Tanto que, ao receber o convite para viver a massoterapeuta Eurídice, em Começar de Novo, da Globo, ela não pensou duas vezes.

Depois de dois anos fora do ar - a última participação foi em A Padroeira, que terminou em 2002 -, ela assume que estava com saudades. "Já estava sentindo falta de viver a rotina diária das gravações", justifica.

Além disso, a atriz garante que foi a insistência dos fãs, que a abordavam nas ruas, que fez com que ela ficasse com vontade de voltar à telinha. "Me perguntavam se eu havia desistido da carreira e ficavam me cobrando para que voltasse a atuar", recorda.

O tempo em que ficou longe das novelas, porém, serviu para que a atriz pudesse de dedicar por completo à maternidade e dar mais atenção aos filhos Analuz, de três anos, e Jamal Anuar, de um ano e quatro meses. Aliás, o menino nasceu enquanto ela esteve afastada da carreira de atriz. "Foi bom para poder curtir e ficar ao lado deles em tempo integral", pondera, entre risos.

Isabel revela que educar não é uma nada fácil, ainda mais quando se está na fase em que eles querem exclusividade. "Eles me cobram muito e precisei abdicar de alguns projetos em virtude disso", completa.

Na pele de Eurídice há quase dois meses, Isabel ressalta que finalmente a personagem de Começar de Novo está começando a mostrar seu lugar na trama. Passada a fase inicial, a atriz acredita que agora é que Eurídice vai passar por maus bocados. Ela vai lutar com unhas e dentes para não perder o noivo Moacir, papel de Gustavo Melo, já que a chegada de Elvira, de Thalma Freitas, vai abalar a relação do casal.

"Ela, então, vai tentar recuperar seu espaço no coração dele e combater as investidas dela", adianta. Isabel acrescenta também que sua personagem não vai perdoar as investidas de Elvira sobre Moacir. "Ainda não sei ao certo o que vai acontecer, mas ela vai chegar até a fingir que está grávida e fazer simpatias para recuperar o amor do noivo", garante.

Para compor a massoterapeuta Eurídice, Isabel conta que não sentiu nenhum tipo de dificuldade. A atriz conta que nem precisou fazer qualquer tipo de laboratório para dar vida a personagem, já que três meses antes de começar a gravar tinha começado a fazer sessões de massagem. A coincidência acabou servindo para entrar em contato com o universo da profissão e, ao receber a sinopse, ela percebeu que a personagem tinha o mesmo perfil de sua massoterapeuta. "Juntei o útil ao agradável. Ela fazia massagem em mim e eu colhia as informações. Além disso, ela acabou me ensinando algumas técnicas básicas", gaba-se.

Aliás, quando o assunto é a composição de personagens, ela conta que prefere as obras fechadas, como o cinema e o teatro. Embora tenha feito poucas participações em cinema, Isabel confessa que tem um carinho especial pela sétima arte. Para a atriz, o universo cinematográfico tem um encanto mágico, onde o ator pode se concentrar mais em sua interpretação e se entregar de corpo e alma. "São pelo menos três meses para começar realmente a gravar, o que faz com que a gente possa se dedicar mais na hora de compor o personagem", acredita. Ela conta ainda que não recebeu nenhum convite, mas está aguarda qualquer proposta para trabalhar na telona. "Quero fazer cinema novamente. A experiência que tive foi maravilhosa", ressalta.

A atriz também não esconde que também vem gostando do trabalho no teatro. "É outra impostação de voz, é outro ritmo", avalia. Atualmente Isabel está no elenco do infantil A Turma do Pererê, de Ziraldo, em cartaz no Rio de Janeiro.

Na peça, a atriz dá vida à Menina Piche e conta que o melhor é a receptividade e o contato direto com o público. "Como é um infantil, as crianças não têm medo de participar. E a cada sessão o público reage de formas diferentes, o que é um desafio", comenta, acrescentando, porém, que na televisão o trabalho tem outra projeção. "Adoro ser abordada pelo fãs", entrega, sem modéstia.

Preocupação social

Ao ver uma senhora que catava latinhas e papelão para tirar seu sustento, Isabel Fillardis não pensou duas vezes e decidiu aprender um pouco sobre os processos e aplicações da reciclagem do lixo. A atriz, então, pediu ao marido para fazer um levantamento e saber até que ponto era viável fundar uma cooperativa de catadores. "Queria ver se era possível ajudar as pessoas através do recolhimento e da reciclagem do lixo", conta.

Sempre engajada - a atriz já emprestou sua imagem em várias campanhas educativas -, Isabel criou, em agosto de 2003, a organização não governamental Doe Seu Lixo, entidade que procura garantir emprego e renda a pessoas que estão fora do mercado de trabalho. Ela acredita, porém, que não faz nada além de seu compromisso como cidadã. "Foi o mínimo que poderia fazer, mas ainda falta muita coisa", avalia, modesta.

Com cerca de 45 pessoas trabalhando atualmente na cooperativa, ela revela que a ONG chegou a ter quase 130 trabalhadores e um galpão em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. "Tivemos problemas de roubo e desvio de material. Então, resolvemos diminuir e selecionar os cooperativados", conta.

Hoje em dia, porém, existe apenas um escritório e os centros de recolhimento ficam localizados nas próprias empresas parceiras que participam do projeto de reciclagem. Esses centros são responsáveis pelo recolhimento de vidros, plásticos, papéis e alumínio. "A reciclagem deveria fazer parte da realidade de qualquer pessoa", acredita.

Instantâneas

# Além da ONG Doe Seu Lixo, Isabel Fillardis também já participou de campanhas de esclarecimentos sobre o câncer de mama, a Aids infantil e também sobre a importância do aleitamento materno.

# No cinema, Isabel Fillardis já fez três participações: Navalha na Carne, de Neville D'Almeida, O Homem Nu, de Hugo Carvana, e em Orfeu, de Cacá Diegues.

# Isabel Fillardis também já tentou a carreira de cantora. Ao lado de Lílian Valeska e Karla Prietto, a atriz fez parte do conjunto As Sublimes, que tinha como inspiração o trio americano The Supremes. Com as companheiras, a atriz gravou, em 1993, um disco que recebeu o mesmo nome do grupo. As participações ficaram por conta da presença de Luiz Melodia e Jorge Ben Jor.

# Isabel Fillardis estreou como atriz, em 1993, na novela Renascer, de Benedito Ruy Barbosa, onde vivia a personagem Ritinha. Começar de Novo, por sua vez, marca sua nona participação em novelas.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372268/visualizar/