Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 07 de Outubro de 2004 às 11:10

    Imprimir


“Falta chuva é por isso que os produtores de Nova Mutum ainda não começaram para valer o plantio da safra 2004/05”. A afirmação é do secretário de Agricultura Francisco Morais Filho. Segundo ele até agora cerca de 4% e 5% dos produtores começaram o plantio. São áreas localizadas próximas a divisa com Lucas do Rio Verde, no Norte do município, onde as chuvas estão mais freqüentes e solo está mais úmido.

Do lado oposto ainda não choveu quase nada e os produtores preferem não arriscar. “Para o lado da região Sul não choveu quase nada e o solo está muito seco não tem como plantar”, assegurou. “Acredito que a partir do dia 10 as chuvas devam se firmar, pelo menos é o que prevê a meteorologia, e os produtores possam iniciar com tudo a safra”, observou.

A diferença de área cultivada até agora, comparada a safra passada, é a metade do que foi plantado em 2003/2004, no mesmo período. “No ano passado nesta época tinha chovido bem mais e o solo estava muito mais molhado, então calculo que 10% já tinha sido plantado. Este ano está pela metade”, comparou.

Apesar da diferença, Francisco disse que ainda não significa atraso no plantio. Segundo ele os trabalhos podem ser feitos até o dia 30 de novembro para qualquer uma das variedades de soja -precoce, semi-tardia e tardia-. “Se passar dessa época aí sim compromete o plantio mas acredito que isso não irá acontecer e ainda este mês já inicia o cultivo”, apostou.

Nesta safra o município deve cultivar cerca de 410 mil hectares com soja -carro chefe safra-. Um incremento de 60 mil hectares em relação ao plantio passado. A expectativa é de uma produtividade de 50 a 52 sacas por hectare o que deve render uma produção de cerca de 205 mil sacas, ou seja, mais de 1,2 milhão de tonelada.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372925/visualizar/