Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 06 de Outubro de 2004 às 09:36

    Imprimir


Pela primeira vez no país, o Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Desenvolvimento Agrário estarão juntos em ações implementadas para desenvolver a agricultura familiar e a reforma agrária no território do Portal da Amazônia, que compreende 16 municípios de Mato Grosso. Todo o plano está sendo coordenado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder). Durante três dias integrantes da Comissão de Implantação das Ações Territoriais e da Comissão da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Social (SDS) do AMM participam do encontro e oficinas no município da Alta Floresta (803 km ao norte de Cuiabá). O evento começa hoje e termina sábado.

Segundo o secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial (SDT), Humberto Oliveira, o objetivo da oficina é promover a inserção, interação e unificação dos atores territoriais que compõem as equipes de apoio aos Programas da SDT e SDS, bem como o alinhamento de conceitos estruturais da atuação, perfil e papel dos conselhos.

“O trabalho conjunto entre os Ministérios com a mesma finalidade que está sendo desenvolvida em Mato Grosso é uma ação inédita no Brasil, e se funcionar no Portal da Amazônia servirá de modelo para outros territórios do país. A idéia é otimizar o uso os recursos públicos, descentralizar as ações para os municípios organizados, integrar as ações do Governo do Estado e das Secretarias Federais complementando com a participação da sociedade local na definição dos projetos”, salienta Oliveira.

Dentre os assuntos abordados nas oficinas estão a Abordagem Territoria – Contextualização, Origem, Missão e Objetivos; Resgate das Ações Desenvolvidas no Território, Definição de um plano de trabalho para aprofundamento da Construção do Plano de Desenvolvimento Territorial; e Papel e função dos Conselheiros.

O Território Portal do Amazonas é o maior dos três existentes no Estados, envolvendo mais de 20 mil famílias assentadas nos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Matupá, Nova Bandeirante, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Marcelândia.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373067/visualizar/