Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 30 de Setembro de 2004 às 12:47

    Imprimir


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) aprovou, na semana passada, o programa de mestrado em Física Pura, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O próximo passo será a aprovação pelos órgãos internos da UFMT. O edital de seleção dos candidatos deverá ser lançado no início do mês de novembro. A informação é professor Alberto Sebastião de Arruda, coordenador do programa de mestrado.

O projeto de mestrado em Física Pura foi elaborado por um grupo de professores do Departamento de Física e encaminhado à Capes em setembro do ano passado. Em fevereiro deste ano, o Comitê de Física da Capes esteve em Cuiabá para avaliar se a UFMT tinha as condições de infra-estrutura de laboratórios, bibliotecas, informática, corpo docente, dentre outros requisitos, para oferecer o curso de mestrado.

O programa de pós-graduação em Física objetiva a formação de pesquisadores, professores e profissionais que possam contribuir com a inovação científica e tecnológica. Visa ainda gerar pesquisa básica em ciência dos materiais e física teórica e incentivar a busca de novas tecnologias, possibilitando maior competitividade dos setores de produção e processamento de materiais, e contribuir para a elaboração de políticas públicas, voltadas ao desenvolvimento científico, tecnológico e sócio-econômico da região. Vai permitir a consolidação de grupos de pesquisa já existentes e aglutinação de novos grupos.

O mestrado terá três linhas de pesquisa: Gravitação e Cosmologia (teórica), Propriedade elétrica de polímeros (experimental), e Magnetismo e Transições de fase (teórica). Será composto por sete professores efetivos da UFMT e cinco bolsistas DCR (Desenvolvimento Científico Regional).




Fonte: RMT online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373585/visualizar/