Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 20 de Setembro de 2004 às 10:12

    Imprimir


A Microsoft revelará o código-fonte de seu conjunto de produtos Office a mais de 60 países, numa tentativa de lutar contra a concorrência dos programas gratuitos, como o Linux, segundo um comunicado divulgado em Paris.

A abertura do código-fonte, autêntico sigilo de fabricação de qualquer programa de computador, integra o Government Security Program (GSP, Programa de Segurança Governamental). Este programa, lançado em janeiro de 2003, permite que os governos tenham acesso ao código-fonte dos produtos Microsoft Office (que inclui, entre outros, os programas Word, Excel e PowerPoint), mas não permite modificações.

Segundo o Wall Street Journal, que cita vários especialistas, o conhecimento do código-fonte serve para detectar as falhas de fabricação ou de segurança de um programa.

Mais de 30 países assinaram o acordo com a Microsoft, incluindo China e Rússia, e quase 60 governos já têm acesso ao código-fonte.

"O GSP demonstra nosso compromisso de colaborar com os governos do mundo inteiro para encontrar soluções adaptadas a suas necessidades em tecnologia de informação", afirma John Murray, diretor da Microsoft, no comunicado.

Segundo Ted Schadler, analista do Instituto Forrester Research citado pela revista americana Wired, a abertura do código-fonte do Microsoft Office (que já revelou o código do Windows) é uma maneira de lutar contra a concorrência de programas gratuitos, como o OpenOffice, que estão ganhando terreno no mercado.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374349/visualizar/