Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 02 de Setembro de 2004 às 18:19
Por: Benedito Mendonça

    Imprimir


O secretário especial substituto de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Mário Mamede, afirmou hoje que o Plano Nacional de Direitos Humanos para a Educação deverá atingir, inicialmente, um público de cerca de 30 milhões de crianças. “Este ano será distribuída uma quantidade de livros que supera 100 milhões de unidades para o ensino básico, levando o conteúdo e a sensibilização dos educadores para o cumprimento dos direitos humanos da criança e do adolescente”, assinalou.

Na opinião de Mamede, a educação na área de direitos humanos em todos os níveis é a melhor maneira de garantir maior respeito ao cidadão. Segundo ele, é preciso que todos entendam que as pessoas são portadoras de direitos e também têm deveres junto à sociedade, e que é preciso haver mais tolerância, mais respeito à pluraridade e às diferenças. “Tudo isso só se faz através de uma compreensão de princípios elevados e do desenvolvimento e fortalecimento de uma cultura de direitos humanos que depende da educação”.

Mamede explicou que o plano ainda não está acabado, admitindo modificações e sugestões dos diversos segmentos sociais, e que ele aborda cinco temas: ensino básico, ensino de nível superior, educação não formal, operadores da segurança e do direito - entre eles, policiais, agentes penitenciários, juízes e magistrados, além do Ministério Público - e o ensino para os setores populares.

O secretário participou da videoconferência de lançamento do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, em Brasília. O Plano Nacional de Direitos Humanos para a Educação tem como objetivo promover o debate nas diversas regiões do país, visando a contribuir na construção de uma cultura voltada para o respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375226/visualizar/