Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 18 de Agosto de 2004 às 13:53
Por: Ellis Regina

    Imprimir


Brasília - A iniciativa brasileira de promover o “jogo da paz” no Haiti destaca o Brasil como um dos protagonistas internacionais na busca pela paz. A avaliação do representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Jorge Werthein, sinaliza que a iniciativa pode pesar na escolha do país para ocupar uma vaga permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

“Excelente idéia do presidente Lula de gerar um momento de tolerância, de alegria, em um país que adora o Brasil e é fanático por futebol. A Unesco aplaude uma iniciativa como essa”, ressaltou Werthein, durante a solenidade de abertura da exposição sobre a história da escravidão, realizada hoje na Câmara dos Deputados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou hoje a Porto Príncipe para assistir à partida de futebol entre a seleção brasileira e a seleção haitiana. O jogo está marcado para às 16h30, horário de Brasília. Desde o início do ano, o Brasil mantém tropas que integram a missão de paz da ONU no Haiti.

Durante a abertura da exposição organizada pela Unesco, a secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ministra Matilde Ribeiro, avaliou que a iniciativa do “jogo da paz” é parte do esforço brasileiro de resgatar a dívida histórica com a população negra. “Esse estreitamento de laços, sendo compreendido como o pagamento de uma dívida histórica e cultural que nós, nação brasileira, temos internamente para com os negros africanos que foram escravizados aqui”, declarou.

A Unesco definiu o período de 2001 a 2010 como a Década Internacional por uma Cultura de Paz e Não-Violência para as crianças do mundo. A exposição “O Triunfo sobre a Escravidão”, em exibição na Câmara, reúne 32 painéis com cenas da travessia do Atlântico e da vida dos africanos escravizados nas Américas.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376117/visualizar/