Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 16 de Agosto de 2004 às 21:43

    Imprimir


A Cultura Mato-grossense marca presença no Amazontech 2004 com várias apresentações artísticas. No palco organizado pela Secretaria de Estado de Cultura todas as noites haverá manifestações de música e danças.

Na abertura, na segunda-feira, dia 16, os índios Bakairis vão encenar parte do ritual Kapa, um cântico de louvor à natureza.

Na terça, 17, o grupo Chalana, do município de Cáceres, dança um misto de ritmos que compõe o mosaico cultural de Mato Grosso - indo do siriri dos ribeirinhos ao vanerão dos gaúchos. O músico Divino Arbués encerra a noite em clima de romance.

As manifestações populares são o forte da noite de quarta-feira, dia 18. A partir das 20 horas o grupo folclórico Flor Ribeirinha mostra o cururu e o siriri original da região do São Gonçalo- Beira-Rio. Em seguida as mulheres de Vila Bela de Santíssima Trindade apresentam o Chorado.

O Teatro Fúria abre sua Caixa Mágica para encenar Encaixando Shakespeare, a partir das 20 horas, na quinta-feira, dia 19. Após, o músico Leandro de Carvalho apresenta repertório com obras do compositor mato-grossense Levino Conceição, de Dilermardo Reis, João Pernambuco e do mestre da canção caipira João Pacífico. O show terá a participação especial do violeiro Claudinho, do poeta Reinaldo Rodrigues e da cantora Margarete.

Na sexta-feira à noite os grupos folclóricos Unidos da Varginha, de Santo Antônio do Leverger, e Os Mascarados, de Poconé, mostram suas tradições. E no sábado, dia 21, fechando a programação cultural do Amazontech a Companhia de Teatro Mosaico encena Auto da Estrela Guia e o conjunto Ycaraí toca guaranias.Nos dois últimos dias também a bonequeira Elisete e sua Trupe estarão com demonstrações de Teatro de Bonecos no stand do Governo do Estado de Mato Grosso.

PARCERIAS - Paralelo as atividades organizadas da Secretaria de Estado de Cultura, o Sebrae coordena no Amazontech a reedição do 4° Salão Mato-grossense de Fotografia e a mostra Várias Paisagens com obras de artistas locais.

Também está previsto um recital do poeta amazonense Thiago de Mello.

FÓRUM - Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é o tema de um fórum de debates marcado para acontecer às 9 horas da manhã do sábado, dia 21. Participam com o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, a prof. Carolina de Jesus, da Universidade do Estado de Mato grosso, o poeta Thiago de Mello, da Amazônia, o artista plástico João Alberto Nemer e o secretário Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Jorge Carneiro. O Fórum acontecerá no auditório dos Pássaros, piso Sol, no Centro de Eventos do Pantanal.




Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376248/visualizar/