Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 11 de Agosto de 2004 às 22:03
Por: Caio d´Arcanchy

    Imprimir


Soldados do Corpo de Bombeiros de Cabo Frio conseguiram devolver ao mar a baleia que estava encalhada na Praia dos Ossos, em Búzios, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Segundo o técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que acompanhou o resgate, Marco Antônio Guimarães, o animal mede de quatro a seis metros e é da espécie mink. O técnico disse também que o desencalhe não significa que o animal esteja a salvo, pois não há confirmação de que a baleia tenha conseguido alcançar o alto-mar.

Segundo Guimarães, a baleia estava desorientada e chegou a retornar em direção à areia algumas vezes, durante tentativas do Corpo de Bombeiros de rebocar o animal. A baleia apresentava ferimentos leves na barbatana e na cauda, causados provavelmente por choque contra as pedras que existem na entrada da praia, ou pelo contato com a areia.

Guimarães disse que uma explicação provável para o fenômeno é que o animal esteja doente e perdido. "Isso é considerado bioologicamente um descarte natural. Algumas baleias procuram as praias para morrer", afirmou.

A operação de resgate começou no início da tarde, quando banhistas alertaram o Corpo de Bombeiros sobre o acidente, e durou até o dia escurecer. Os trabalhos serão retomados amanhã (12) de manhã. Especialistas deverão rastrear todas as praias da região, pois a possibilidade de o animal se dirigir a outra praia não está descartada.

Participaram da operação duas guarnições do Corpo de Bombeiros de Cabo Frio, dois técnicos do Ibama, biólogos do Instituto Baleia Jubarte, e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que coordena os trabalhos de resgate.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376584/visualizar/