Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Junho de 2004 às 09:35
Por: Angela Fogaça

    Imprimir


Além do protesto de segunda-feira, o presidente do Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso) Sidnei Bellincanta, disse que a categoria vai ter uma audiência com o governador para propôr que a administração do Meio Ambiente seja feita no próprio Estado, como é feito no Paraná e em outros Estados.

"Vamos propor que o governador Blairo Blairo que as questões do Meio Ambiente sejam tratadas aqui, os nossos problemas serão mais rapidamente resolvidos porque nós conhecemos a nossa realidade, tudo o que envolve a nossa região", explicou ele. Segundo Sidnei, o Estado e as ONGs (Organizações Não Governamentais) ambientalistas também farão parte dessa discussão.

"Queremos que seja feita uma discussão real. Nós não podemos generalizar toda a amazônia. Sabemos que o Mato Grosso foi anexado à Amazônia por motivos políticos. Nós não temos solo da amazônia, clima amazônico e temos outras tendências. Não podemos ser tratados do mesmo jeito que é tratado o Estado do Acre ou o Amazonas. Chega de política igual para estados totalmente diferentes", destacou Bellincanta, que preside o maior sindicato de indústrias madeireiras de Mato Grosso. O setor enfrenta uma grave crise devido a medida do Ministério do Meio Ambiente estabelecendo que 80% das áreas onde é feita a extração de madeira sejam averbadas. Só 20% do total pode ser retirado. Os madeireiros querem que sejam averbados 50%, como vinha sendo feito anteriormente e garantem que muitas empresas ainda vão fechar por falta de matéria prima. Mais de 550 funcionários foram demitidos em duas semanas na região Norte e pelo menos 8 empresas já fecharam.




Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380157/visualizar/