Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 27 de Maio de 2004 às 19:10

    Imprimir


A obesidade está se transformando no maior problema de saúde do mundo, disseram hoje especialistas durante um congresso sobre a obesidade realizado em Praga. Os médicos da área apelarem à União Européia para que os países do bloco façam da luta contra esse mal uma prioridade.

Os especialistas defendem o aumento do controle sobre a propaganda direcionada para crianças e um sistema de selos para distinguir os alimentos que devem ser ingeridos como parte de uma dieta saudável.

"A obesidade se transformou agora em um forte candidato a ser o problema de saúde número um da humanidade", afirmou o professor Claude Bouchard, presidente da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade.

Uma estratégia coordenada, incluindo maiores gastos com pesquisas, é essencial para enfrentar a epidemia cada vez mais comum, disseram os especialistas.

"A prevenção efetiva e a adoção de estratégias de enfrentamento são necessárias", afirmou o pesquisador Vojtech Hainer. "Mesmo uma pequena redução no peso pode provocar significativas melhoras no quadro geral do paciente", afirmou, referindo-se a doenças ligadas à obesidade, como males do coração e diabetes.

A ocorrência da obesidade aumentou entre 10% e 40% na maior parte dos países europeus nos últimos dez anos, segundo a Força-Tarefa Obesidade Internacional (IOTF).

A Europa central apresenta as maiores taxas da doença entre os países recém-incorporados à UE. Segundo Hainer, os novos membros do bloco precisavam aumentar seu nível de cooperação com a Europa ocidental a fim de enfrentar o problema.

As primeiras diretrizes traçadas pelos especialistas europeus para o combate à obesidade incluem uma dieta balanceada, a prática de exercícios e a fixação de metas realistas de perda de peso.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382526/visualizar/