Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 25 de Maio de 2004 às 11:24

    Imprimir


Os restauradores utilizaram principalmente água destilada para limpar séculos de sujeira. As modernas técnicas de restauração interferem o mínimo possível na obra de arte.

A estátua sofreu danos em várias partes durante o tempo em que ficou exposta ao ar livre. Há mais de um século, a obra foi colocada dentro de uma galeria.

O braço esquerdo da estátua se perdeu durante distúrbios em Florença, nos tempos de Michelangelo, e parte de um dedo do pé quando a obra foi atacada por um homem com uma marreta, em meados da década de 1990. A emenda é quase invisível hoje.

Poder

Mais de um milhão de turistas vão a Florença anualmente para ver a peça, exposta na Galleria dell'Accademia.

Com a estátua, que tem 4,34 metros de altura, Michelangelo queria simbolizar o poder da cidade-Estado de Florença.

A imagem de David, esculpida no período de 1501 a 1504, foi criada como se ele estivesse pronto para lançar uma pedra com seu estilingue no ombro, para matar o gigante Golias.

Pesquisadores dizem que Michelangelo encomendou de um ourives uma guirlanda de metal que poderia ter coberto um dia os órgãos sexuais da estátua nua.

Durante a maior parte do século 19, David usou uma folha de figo, mas atualmente os diretores do museu onde ele se encontra afirmam que cobrir o sexo da estátua é desnecessário.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382830/visualizar/