Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 25 de Maio de 2004 às 10:16

    Imprimir


Representantes de entidades que participaram do processo de realização de conferências estaduais e escolha de delegados à Conferência Nacional das Cidades se reuniram, na Secretaria Estadual de Infra-Estrutura (Sinfra). Um dos objetivos foi a discussão de diretrizes para a criação de Conselhos Estaduais e Municipais das Cidades em Mato Grosso.

A deputada Verinha Araújo, do PT, participou da reunião, realizada no auditório da Sinfra. Ela foi empossada recentemente como a observadora de Mato Grosso junto ao Conselho Nacional das Cidades, que já está em funcionamento. De acordo com ela, nesta primeira reunião após a posse do conselho nacional foram debatidos alguns temas como a composição do conselho estadual. Uma das possibilidades é escolher como conselheiros os delegados eleitos para a Conferência Nacional, que foi realizada no ano passado, em Brasília.

Outra discussão foi a compatibilização do Conselho das Cidades com os conselhos já existentes e que possuem finalidades semelhantes. Dentre estes, os Conselhos Estaduais de Infra-Estrutura e de Habitação. Para o representante do Aglomerado Urbano na reunião, arquiteto José Antônio Lemos, o conselho deve se espelhar, por exemplo, no que já acontece em Cuiabá. Conselhos específicos debatem problemas da Educação e Saúde, por exemplo, mas as políticas macro são remetidas ao Conselho de Desenvolvimento Urbano.

Outra discussão foi sobre qual seria o órgão executivo a que este novo conselho estaria ligado. Para os participantes está claro que as Secretarias Estaduais de Infra-Estrutura e de Planejamento não podem ficar de fora destas discussões.

Uma comissão formada para definir alguns detalhes sobre a formatação do novo conselho deve ser reunir amanhã (terça-feira), às 8h, no mesmo local.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382841/visualizar/