Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 20 de Maio de 2004 às 19:37

    Imprimir


Os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão ser utilizados para pagamento das prestações da casa própria na fase de construção, o que era vedado anteriormente. A medida está entreando em vigor hoje e tem o objetivo de aprimorar o sistema de financiamento da Caixa para imóveis na planta. Pela nova sistemática, ao assinar o contrato na Caixa, o mutuário pode usar o FGTS para abater na prestação.

A medida vale somente para a Carta de Crédito FGTS. A notícia foi dada pelo Superintendente Institucional da Caixa no Estado do Rio, José Domingos Vargas, a empresários filiados ao Sindicato da Indústria da Construção Civil no Rio de Janeiro (Sinduscon). Ele ressaltou, porém, que os recursos do Fundo continuarão sendo utilizados também para abater o valor principal.

Vargas estimou que a medida vai facilitar a aquisição de imóveis, contribuindo para alavancar o setor da construção civil. Segundo ele, levando em conta a queda da renda da população ao longo dos anos, esse será um instrumento importante para se retomar os mesmos níveis de imóveis na planta comercializados em 2000.

O superintendente lembrou que o ano de 2000 foi marcado pelo crescimento de 4% da economia brasileira, com queda significativa do desemprego e taxa de inflação abaixo da meta de 6%. Esses fatores positivos permitiram 494,28 mil contratações no setor habitacional, no valor de R$ 6,745 bilhões. Em 2003, o aumento da taxa Selic de 19% para 25% elevou a despesa nominal de juros para valores próximos de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), o que contribuiu também para a queda do ritmo de contratações no setor de habitação, que somou 300,6 mil em todo o país, com valor total de R$5,01 bilhões.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383223/visualizar/