Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 19 de Outubro de 2012 às 18:34
Por: KLEVERSON SOUZA

    Imprimir


Os deputados estaduais solicitaram reunião com o governador Silval Barbosa (PMDB) para discutir a situação administrativa e financeira do Estado.

Após encontro do colegiado de líderes na última quinta-feira (19), os parlamentares decidiram solicitar o encontro para debater questões emergenciais com o chefe do poder executivo, como o repasse financeiro aos municípios referente à saúde pública, discutir o novo modelo de assistência à saúde dos servidores públicos, e outros problemas pontuais em alguns órgãos, como na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Os parlamentares defendem que o encontro seja realizado já na próxima terça-feira (23). Presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), argumentou que o encontro é importante em função dos problemas financeiros enfrentados pelo Estado.

“Os deputados estão preocupados com a situação e queremos uma solução, pois incomoda. O parlamento é cobrado diariamente, e precisamos discutir questões urgentes como o repasse à saúde, o novo plano de assistência à saúde dos servidores para atender os usuários do MT Saúde, questões da Sema, Indea, Empaer, transporte escolar. Teremos uma conversa franca com o governador, exigir soluções para os problemas emergenciais e ordenar acontecimentos que podem ao menos tranquilizar os prefeitos para os municípios receberem o atendimento básico à saúde e os serviços essenciais, sem paralisações”, explicou o peessedista.

A reunião seria uma oportunidade para os deputados conhecerem o déficit do Estado, segundo Riva. “Todos os parlamentares querem saber as razões para o atraso no repasse aos municípios referente à saúde. O governador já disse que diminuiu o déficit no seu mandato. Queremos saber também sobre o repasse para o transporte escolar, o Indea que teve o retorno dos servidores que estavam em greve ao trabalho, mas o problema não está totalmente equacionado. Na Sema, recebemos a informação que está travada a liberação de empreendimentos que geram emprego e renda para Mato Grosso”, pontuou.

VOTAÇÃO – Os deputados aprovaram na última quarta-feira (17), em primeira votação, o projeto que regulamenta o novo programa de assistência à saúde do servidor público.

Riva explicou que a reunião com o governador também é uma oportunidade para debater o tema antes da segunda votação. “Alguns colegas deputados defendem a apresentação de emendas ao projeto e não temos como atropelar o processo. Vamos fazer novas discussões, ouvir os servidores, para apreciar novamente na próxima semana”, disse.

Os parlamentares defendem, por exemplo, a inclusão da tabela do plano de saúde com subsídio e escalonamento no projeto. “Como o Governo já salientou que vai ser instituído por decreto, preocupa alguns deputados, pois o Poder Executivo teria liberdade para fazer isso, apesar de termos a prerrogativa de revogar, mas preferimos resolver no diálogo e já apresentar os dados no corpo do projeto”, finalizou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/38344/visualizar/