Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 18 de Maio de 2004 às 09:52

    Imprimir


A Fundação Oswaldo Cruz divulga hoje todos os resultados de uma pesquisa mundial que mostra que 14,4% dos brasileiros já perderam todos os dentes. Entre as mulheres de baixa renda, com mais de 50 anos, este índice chega a 55,9%.

O estudo aponta que os brasileiros gastam em média 19% da renda domiciliar mensal com saúde. Além disso, o levantamento indica que, para os cidadãos de baixa renda, o que mais pesa no bolso são os medicamentos, que representam 61% das despesas com saúde. Outro dado mostra que 9,1% dos entrevistados já tiveram que vender bens ou pedir empréstimos para pagar gastos com saúde. Entre os mais ricos, o maior gasto é com planos de saúde.

As informações mostram que 9% dos brasileiros dizem ter a saúde ruim ou muito ruim e o principal problema relatado foi o estado de ânimo, que engloba preocupação, ansiedade, tristeza ou depressão. "A doença mental foi o que causou maior impacto e esta parece ser uma tendência no mundo", adianta Célia Landmann, pesquisadora do Centro de Informação Científica e Tecnológica (CICT) da Fiocruz e coordenadora da esquisa.

A Pesquisa Mundial de Saúde foi desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e está avaliando os sistemas de saúde de 71 países. No Brasil, o trabalho foi coordenado pela Fiocruz e servirá de orientação para aprimorar o sistema de saúde do país.

O levantamento foi feito com cinco mil famílias de todas as regiões brasileiras e de todas as classes sociais entre janeiro e setembro de 2003.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383516/visualizar/