Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 19 de Outubro de 2012 às 00:00

    Imprimir


Reprodução

Enquanto os telespectadores estão ansiosos para saber quem matou o vilão Max de ‘Avenida Brasil’, o Operador Nacional do Sistema (ONS) – que coordena a operação de energia no país – está preocupado com um possível apagão após o último capítulo da novela, que vai ao ar nesta sexta-feira (19).

Em geral, os capítulos finais provocam um efeito que os especialistas chamam de rampa de carga, que é o aumento súbito do consumo de energia elétrica. “Quando a novela termina, as pessoas retomam as atividades: abrem a geladeira, vão tomar banho, acendem a luz”, enumera a comentarista de economia Flavia Oliveira.

Até agora, o recorde é de ‘Passione’, que terminou em janeiro do ano passado, e elevou em quase 5% o consumo de energia no minuto seguinte ao fim do capítulo. A expectativa é que ‘Avenida Brasil’ ultrapasse a marca. Em julho, quando houve o ponto de virada e Nina começou a vingança contra Carminha, o aumento foi de 5%.

A ordem do ONS é de que as operadores gerem folga de energia e as linhas de transmissão operem com capacidade ociosa para que o país não fique no escuro após o fim da novela.





Fonte: O Globo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/38415/visualizar/