Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 03 de Maio de 2004 às 15:17
Por: Caroline Rodrigues

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vem promovendo e incentivando inúmeras ações, em todo o Estado, para despertar a consciência das crianças sobre a importância da higiene bucal. Em parceria com estudantes de Odontologia da UNIC, a SES realizou na última semana, na Creche do Tribunal de Justiça, uma atividade educativa para ensinar as crianças, sobre como se prevenir contra a carie e realizar a higiene bucal de forma adequada.

Os técnicos da Saúde Bucal da secretaria, junto com estudantes e os profissionais da creche, apresentaram teatrinhos educativos, utilizando-se de produtos de higiene bucal,de forma a ajudar as crianças a adquirirem o hábito de escovar os dentes.

Para esses eventos a secretaria de Saúde disponibiliza os bonecos, que ilustram de forma descontraída vários personagem como: fio dental; escova de dente; creme dental e uma boca gigante.

Os técnicos da SES estão desenvolvendo esta mesma atividade em vários municípios do Estado, e também orientando e verificando o andamento dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos Escritórios Regionais de Saúde no Programa de Saúde da Família (PSF).

O Governo vem desenvolvendo várias ações para implementar a descentralização da Atenção Básica dos recursos e do trabalho da saúde bucal, através do processo de articulação com os 13 Escritórios Regionais de Saúde e com os Municípios. O Estado possui 166 equipes de saúde bucal, inseridas no Programa Saúde da Família, atendendo em 107 municípios com uma cobertura de 39,54% da população.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado, a meta para 2004 é qualificar mais 84 equipes de Saúde Bucal a atingir uma cobertura de 60% da população.

A Organização Mundial de Saúde prevê para o Brasil,n este ano, aumentar o atendimento de crianças a partir dos 12 anos. É nessa faixa etária que há um pico de cáries devido a vários fatores, como alimentação, deficiência na higiene dentária, entre outros.

A secretaria de Saúde do Estado e do município de Cuiabá pretendem realizar no mês de junho, a II Conferência Estadual de Saúde Bucal e I Encontro Estadual de Saúde Bucal.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384275/visualizar/