Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 28 de Abril de 2004 às 09:05
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Terá inicio na primeira semana de maio, uma ampla Campanha contra a Hanseníase, promovida pela Secretaria de Saúde de Nortelândia, que disponibilizará durante dez dias, toda equipe de saúde, entre enfermeiros, médicos, técnicos, agentes de saúde, entre outros, para esclarecer a população sobre a doença.

A Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que atinge, pele e nervos, mas que tem cura. A doença ataca principalmente os países subdesenvolvidos. O Brasil é o segundo pais com maior número de casos de hanseníase, com 20 casos a cada 10 mil habitantes. Mato Grosso é o estado com maior número de casos. Em Nortelândia o índice chegou a 9.64/10.000, e apenas nos primeiros quatro meses deste ano, já chega á 4.82. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o índice aceitável é de menos 1 caso para cada 10 mil habitantes.

De acordo com a Secretária de Saúde, Elena Campanholi, em razão do alto índice de casos da doença a população deve ser alertada para esse velho e sempre novo problema de saúde publica, e que sua equipe estará envidando todos os esforços para reduzir o índice no município.

“Nosso principal objetivo nesta campanha, será de esclarecer a população sobre os principais sintomas e sinais da Hanseníase, bem como se auto examinar. Conscientizando a população que a doença tem cura e eliminar o preconceito” destacou Campanholi.

Ainda de acordo com a secretária, um dos fatores principais para eliminação da hanseníase é a orientação sobre sinais e sintomas, e o tratamento. Procurando atingir o maior numero de pessoas possíveis, a secretaria desenvolvera campanhas com veículos de comunicação, painéis em muros, palestras em escolas, igrejas, assentamentos, fazendas e em associações de moradores de bairros, entre os dias 10 e 21 de maio, deste ano. No ultimo dia da campanha, uma mobilização, ocorrerá apartir de 08h da manhã, até às 17h, na Praça Central da cidade, intitulado Dia D de Combate a Hanseníase, com apresentação teatral sobre o tema, gincanas, concurso de redação, entre outras atividades, com a participação de alunos e pessoas da comunidade.

“O nosso objetivo é informar a população, esclarecendo suas duvidas sobre a doença e aqueles que apresentarem os sintomas serão encaminhados para tratamento e terão acompanhamento médico de nossa equipe” frisou Elena Campanholi.




Fonte: Redação RepórterNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384665/visualizar/