Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 26 de Abril de 2004 às 17:30
Por: Simone Wesley

    Imprimir


Aproximadamente 41% da população de idosos acima de 60 anos já foram imunizados contra a gripe. A meta da Secretaria de Estado de Saúde é vacinar 152 mil idosos em todo o Estado até o dia 30 de abril.

Segundo a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Beatriz Castro, a cobertura nos 14 escritórios regionais de vacinação do Estado tem transcorrido normalmente. “Têm certos municípios, como Altos da Boa Vista, que já vacinaram todos os idosos da região, superando a meta estabelecida”, explica Beatriz Castro.

A coordenadora fala que a cobertura deste ano está excelente. “No ano de 2003, neste mesmo período, estávamos com uma parcial de 32% de cobertura”. O lançamento da Campanha Estadual de Vacinação do Idoso contra a gripe 2004 aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos, no bairro CPA III, no dia 14 de abril. O evento, uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde (Ses/MT) e a Secretaria Municipal de Cuiabá.

Os idosos que estão nos hospitais e asilos também serão vacinados, exceto nos casos em que houver restrição médica por graves problemas de saúde. No ano 2003, a cobertura vacinal foi de 97% em Mato Grosso. Uma média muito boa, pois o Ministério da Saúde preconiza a cobertura de 70%.

Segundo dados do Censo 2000, no Brasil o índice de pessoas a partir de 60 anos é de 9.1% do total da população e em Mato Grosso esse percentual é de 5.7%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar mais de 10,6 milhões de idosos contra o vírus causador da gripe, em todo o Brasil.

O objetivo é imunizar 70% dos mais de 15 milhões de brasileiros a partir de 60 anos que existem no país, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A vacinação do idoso é realizada no Brasil desde 1999. Desde o início das campanhas, o Ministério da Saúde estima que houve uma redução de 20 mil internações por ano de pessoas com mais de 60 anos decorrentes das complicações da gripe. A gripe também pode evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia.

A Ses alerta para a necessidade de conscientização a família dos idosos sobre a importância da saúde na inclusão social da população desta faixa etária contra o vírus da gripe que ataca com maior intensidade no período do inverno. As estatísticas apontam que nesse período do ano há um aumento no número de internações causadas pelas doenças respiratórias. A vacinação contra a gripe previne e diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos.

Técnicos da Saúde ressaltam que algumas pessoas podem apresentar alguns sintomas leves, como dor em menor intensidade, pequena vermelhidão no local da aplicação da vacina, febre baixa, mal estar e dor no corpo. Porém, esses sintomas desaparecem dentro de 48 horas. A vacina começa a fazer efeito após duas semanas. E quem ficar gripado após a imunização é porque já estava contaminado pelo vírus. Tanto homens como mulheres acima de 60 anos podem ser vacinados, mesmo os cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, com insuficiência renal ou hepática, portadores sintomáticos do vírus HIV.




Fonte: Redação Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384826/visualizar/