Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 26 de Abril de 2004 às 15:40
Por: Mara Carnevale

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Gestão de Recursos Humanos lançou na manhã de hoje (26.04), a “I Semana Anti-tabagismo”, com o objetivo de alertar os servidores da educação sobre os malefícios causados pelo fumo a saúde; resgatar a auto-estima, e valorizar o trabalho dos profissionais da educação.

A coordenadora de Educação e Saúde da Secretária Municipal de Saúde, Soraia Maciel, abriu o evento com a palestra “Os efeitos do fumo no organismo e no ambiente”.

Ela afirma que um dos grandes obstáculos para o controle do tabagismo é o fato de seu consumo ser aceito pela sociedade, como parte de um estilo de vida. “Hoje o cigarro entrou no rol de drogas, pois causa dependência, portanto é tratado como doença. O vilão não é o fumante, e sim o cigarro”, disse ela.

De acordo com a coordenadora do Projeto Qualidade de Vida da Seduc, Márcia Bretas, durante toda a semana acontecerão grupos de trabalho (GTs), que vão promover terapias para os fumantes que desejam parar de fumar. Amanhã (27.04), a equipe do projeto vai se deslocar até as superintendências e departamentos da Seduc, apresentando um teatro performance com o tema “Malefícios do cigarro”.

Durante a semana serão projetados alguns documentários aos servidores, que mostram doenças causadas pelo tabaco e na quinta-feira (29.04) haverá uma palestra sobre técnica vocal com o professor da rede estadual, Maurílio Moraes.

A Semana se encerrará na sexta-feira, com uma caminhada anti-tabagismo, e a campanha “Troque seu maço de cigarros por um bombom”. “No segundo semestre iremos visitar as escolas de Cuiabá e Várzea Grande, e até o final do ano estaremos atendendo 8% do total dos funcionários”, disse Márcia.

DADOS - Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer é a segunda causa de morte no país. Estima-se que o uso do tabaco esteja relacionado a 90% dos casos de câncer de pulmão, e 30% de todos os outros cânceres, além de ser considerada a porta de entrada para o abuso de drogas ilícitas.

O consumo de cigarros, cachimbos, charutos e cigarros de palha, mata cerca de 80 a 100 mil pessoas a cada ano, ou seja, a cada hora, morrem 10 pessoas no Brasil. Os homens que fumam tem grande chance de ter impotência sexual e as mulheres que fumam e tomam anticoncepcionais, têm 10 vezes mais chance de ter derrame e infarto.




Fonte: Redação Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384844/visualizar/