Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 17 de Abril de 2004 às 10:36

    Imprimir


O novo presidente do governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, jurou neste sábado seu cargo perante o rei Juan Carlos, após obter ontem o apoio do Parlamento por maioria absoluta, transformando-se no quinto chefe de Executivo desde a restauração da democracia no país.

O socialista Rodríguez Zapatero, que ganhou as eleições gerais de 14 de março, garantiu nesta sexta-feira o cargo de presidente do governo espanhol por maioria absoluta do Congresso dos Deputados.

Os presidentes do Congresso, Manuel Marín, e do Senado, Javier Rojo, foram as testemunhas do ato de hoje, enquanto o ministro da Justiça do governo em fim de mandato, José María Michavila, desempenhou o papel de Notário Maior do Reino.

Também presenciaram a cerimônia, realizada na residência dos Reis da Espanha, o Palácio da Zarzuela, a rainha Sofía e o presidente de governo em fim de mandato, o conservador José María Aznar, assim como os presidentes dos tribunais Supremo e Constitucional.

Rodríguez Zapatero jurou seu cargo perante uma bíblia que pertenceu ao rei Carlos IV da Espanha, aberta no Livro dos Números no capítulo referente ao voto e ao juramento, e ante uma cópia do original da Constituição espanhola de 1978, aberto no título IV, sobre o governo.

O Real Decreto de Chefia do Estado pelo qual Rodríguez Zapatero é nomeado presidente do governo foi publicado hoje em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado.

O novo presidente do Executivo espanhol obteve a confiança de 183 deputados na segunda jornada da sessão de posse realizada ontem no Parlamento espanhol, que tem ao todo 350 cadeiras.

Rodríguez Zapatero recebeu o apoio dos 164 deputados do PSOE, dos oito dos independentistas da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), dos cinco da coalizão Esquerda Unida (IU), dos três de Coalizão Canária (CC), dos dois do Bloco Nacionalista Galego (BNG), e do representante dos regionalistas da Junta Aragonesa (CHA).

O único grupo que votou contra a posse de Rodríguez Zapatero foi o conservador Partido Popular (PP), até agora no poder, que conquistou 148 cadeiras nas eleições gerais.

Os dezenove deputados restantes - os dez dos catalães da Convergência e União (CiU), os sete do Partido Nacionalista Basco (PNV), e os do Eusko Alkartasuna (EA) e do Nafarroa Bai (Na-Bai) - se abstiveram.

Depois do ato de posse perante o rei, o novo presidente do governo seguiu para o Palácio da Moncloa, residência oficial dos chefes do Executivo da Espanha.

Rodríguez Zapatero foi recebido nas escadas de acesso ao Palácio da Moncloa por vários representantes do novo e do antigo governos e por numerosos jornalistas.

Depois de conversar com os jornalistas sobre a intensa atividade política dos últimos dias, Rodríguez Zapatero posou para os fotógrafos e os cinegrafistas de televisão.

Perguntado sobre como se sentia em seus primeiros minutos como presidente do governo, o líder socialista se limitou a responder: "Bem, bem".

O novo presidente do governo irá hoje novamente ao Palácio da Zarzuela para comunicar ao rei a composição definitiva de seu gabinete.

A primeira reunião oficial do novo chefe do Executivo em La Moncloa será ainda neste sábado com o secretário de organização de seu partido, José Blanco, encontro considerado um gesto para com os socialistas.

Fontes ligadas ao novo presidente do governo disseram que Rodríguez Zapatero e sua família ainda não dormirão esta noite no Palácio da Moncloa, para onde se mudarão nos próximos dias.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385810/visualizar/