Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 16 de Abril de 2004 às 17:28
Por: Simone Wesley e Luciley Magalh

    Imprimir


Com o objetivo de fortalecer a Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Saúde da Família completa 10 anos de implantação. Em Mato Grosso, o PSF tem se mostrado eficiente na prevenção de doenças e promoção da saúde. Atualmente, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses/MT) possui 373 equipes do PSF em todo Estado. Aproximadamente 137 municípios têm o programa implantado, com uma cobertura populacional de 55%. De acordo com estimativa da Ses aproximadamente 1,5 milhão de pessoas podem contar com esse novo modelo de atendimento.

Para discutir sobre o programa, relatar experiências e aprimorar o sistema em todo Estado, a Ses/MT, por meio da Escola de Saúde Pública (ESP) realizou nesta sexta-feira (16.04), a primeira oficina de relato de experiências bem sucedidas em Saúde da Família. O encontro também promoveu o intercâmbio de informações entre os profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) no Estado, além de avaliar e oportunizar a divulgação de novas estratégias e práticas que estão sendo aplicadas nas unidades.

Um exemplo do impacto do PSF na melhoria da qualidade de vida da população está no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. Fundada há mais de 500 anos, Vila Bela da Santíssima Trindade possui uma população estimada em 13,1 milhões de habitantes. Situada a sudoeste do Estado, em junho de 2001 cerca de 800 famílias do município passaram a contar com uma equipe do Programa de Saúde da Família.

Alguns resultados positivos que vêm ocorrendo no município, tais como melhoria dos indicadores no que se refere à diminuição das internações hospitalares de 2,48% no ano de 2002, para 1,76% em 2003. Houve também redução dos casos de gestantes menores de 20 anos de 32,14% em 2002, para 28,57% em 2003. Outro exemplo positivo foi o aumento de detecção de casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) na área de abrangência de 2,20% em 2002, para 2,93% em 2003. Também houve um aumento na coleta de material para o exame citológico cérvico-vaginal que apenas no primeiro semestre de 2003 já alcançou o quantitativo realizado em todo ano de 2002. A taxa de cobertura de aleitamento materno aumentou de 80% em 2002, para 81,82% em 2003. Aumento do acompanhamento de gestantes com vacinas em dia em 89,20% em 2002 e 100% em 2003 e de início de pré-natal no primeiro trimestre de 67,86% em 2002, para 92,59% em 2003. A hipertensão sem controle caiu de 56,49% em 2002 para 18,58% em 2003, entre outros.

Embora esta seja a primeira oficina, a meta da SES/ESP é de que outras oficinas sejam realizadas com maior freqüência, uma vez que essa será uma das orientações do Ministério da Saúde (MS) para todos os Estados. De 28 a 30 de abril o MS realiza em Brasília -DF a segunda mostra nacional de produção em Saúde da Família.

O PSF faz parte da política de saúde do governo no fortalecimento da Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (Sus). Em parceria com os municípios, o PSF tem demonstrado o reordenamento do modelo de atenção vigente. A SES/MT pretende aumentar, no ano de 2004, para 411 o número de equipes implantadas no ano de 2004, aumentando em 60% a cobertura para a população.

De forma humanizada na prevenção de doenças e promoção da saúde nas unidades básicas do SUS, a equipe multiprofissional do PSF, composta por um médico, um enfermeiro padrão, dois auxiliares de enfermagem e seis Agentes Comunitários de Saúde são responsáveis por cuidar de 600 a mil famílias que morem em uma mesma região. Cada unidade básica tem um PSF que atendem as famílias cadastradas. Os agentes comunitários respondem por uma micro-área de até 200 famílias. Este acompanhamento de grupos permite localizar problemas coletivos ou epidêmicos de pessoas mais vulneráveis como crianças, mulheres, gestantes, idosos e fazer a triagem da população com doenças mais graves como a hipertensão, diabetes, entre outros. Além de valorizar a relação com o usuário e com a família, através de visitas domiciliares, o vínculo de confiança, afeto e respeito. O papel do PSF é fundamental em garantir o acesso ao tratamento dentro do sistema de referência e contra-referência para os casos de maiores complexidades ou que necessitam de internação hospitalar.

Na segunda-feira (19.04) a Escola de Saúde Pública também promove uma oficina de trabalho do curso básico em Saúde da Família que acontecerá no hotel Veneza, com o objetivo de avaliar e aprimorar a oferta do curso básico que é oferecido aos profissionais que atuam no PSF. O curso básico é oferecido pela ESP de forma modular e descentralizada, ou seja, no município onde o participante atua. Dessa forma evita-se todo o trabalho de locomoção do participante até a capital oferecendo a ele mais comodidade, bem como os custos com passagens e hospedagens.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385858/visualizar/