Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 16 de Abril de 2004 às 16:42

    Imprimir


Quem duvida do amor à primeira vista agora tem fundamentos científicos para se justificar. Um estudo de pesquisadores norte-americanos mostra que a atração física por outra pessoa pode sofrer influência de traços do comportamento só conhecidos após a convivência.

O trabalho publicado na última edição da revisa "Evolução e Comportamento Humano", foi desenvolvido pelo antropólogo Kevin Kniffin, da Universidade Wisconsin-Madison e pelo biólogo evolucionista David Sloan Wilson, da Universidade de Binghamton.

Enquanto estudos anteriores tentaram demonstrar quais as características físicas que chamavam mais a atenção em um primeiro olhar, o novo trabalho buscou os padrões não-físicos que influenciam a percepção de beleza de uma pessoa sobre outra.

Metodologia

Para chegar aos resultados, os pesquisadores realizam três estudos com grupos de pessoas que se conheciam entre si e com outros de pessoas que nunca se viram. Os participantes foram orientados a descrever a atração por traços físicos e não-físicos, como apreço, respeito e talento. Os que não se conheciam apenas descreveram traços físicos.

O primeiro grupo teve que descrever pessoas mostradas em fotos de um anuário do ensino médio. A foto de cada um dos participantes também foi distribuída. O segundo grupo foi composto por colegas de um time de jogadores universitários e pessoas desconhecidas. O terceiro grupo era de estudantes de um curso de verão que tiveram que descrever os companheiros no primeiro dia e após seis semanas, quando o curso terminou.

Resultados

"Entre os que se conheciam, os traços não-físicos, como respeito e contribuição a objetivos comuns, tiveram um grande efeito sobre a percepção de atração física, geralmente invisível aos estranhos", disse Wilson.

Como exemplo deste resultado, os pesquisadores citam o caso de uma mulher do primeiro grupo que, mesmo sem ver a pessoa de uma foto há décadas, respondeu com absoluta repugnância ao lembrar de suas características e a classificou como feia.

Entre o time esportivo, um participante considerado preguiçoso foi classificado como feio, enquanto um dos líderes foi classificado fisicamente atrativo. Por outro lado, os participantes que não conheciam os jogadores pessoalmente descreveram ambos como bonitos com base em fotografias.

Também no grupo de estudantes, depois de seis semanas, a percepção física mudou após interações durante o curso.

Para os pesquisadores, os resultados mostram que as pessoas deveriam se preocupar menos com a beleza física e mais com seu comportamento social. "Se você quiser aumentar sua atratividade física, torne-se um valioso parceiro social", consideram no final do artigo.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385874/visualizar/