Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 07 de Abril de 2004 às 17:12
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Acompanhamento da Alimentação Escolar (Sald), encerrou nesta quarta-feira (07.04) a capacitação de 43 merendeiras das escolas estaduais de Várzea Grande. A capacitação teve como objetivo apresentar as merendeiras uma culinária econômica e mais nutritiva voltada para a merenda escolar.

O curso, que iniciou na última segunda-feira (05.04), foi realizado na E.E. Fernando Leite de Campos, em Várzea Grande, e foi ministrado pela equipe da Sald sob a coordenação da nutricionista Anna Carolina de Almeida. Entre os assuntos abordados estão os de Higiene Sanitária, Merenda Verde e, principalmente, a manipulação da soja.

"A soja possui todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, além de ter a vantagem de render bastante", explica Anna Carolina sobre a inserção da leguminosa na alimentação das crianças, que pode ser feita na forma de grão, proteína texturizada (PTS), farinha entre outros.

O novo método faz parte do projeto "Vitamina" do programa Escola Atrativa do governo do Estado. Ele será colocado em prática a partir de agosto, segundo informa o superintendente da Sald, Arnaldo Paula da Silva, quando todas as merendeiras do Estado estivem qualificadas para manipular o alimento de forma adequada.

De acordo com Arnaldo, a Seduc pretende criar o banco de soja, onde os produtores farão doações de grãos e serão enviados gratuitamente para as escolas. "Queremos fazer parcerias com os produtores. No banco de soja, ele poderá fazer a doação de uma pequena quantidade de sua produção, já que uma saca de 60kg pode fazer 600 litros de leite e ainda sobra o resíduo", afirmou.

Várzea Grande é o terceiro município a receber a visita dos técnicos da Sald. Já foram realizados o curso nos municípios de Jauru e Campo Novo do Parecis, capacitando aproximadamente 100 merendeiras. Os municípios de Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis serão os próximos a receberem a capacitação.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386633/visualizar/