Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 06 de Abril de 2004 às 17:29
Por: Lenita Violato

    Imprimir


Andar pelo centro de Cuiabá não será mais a mesma coisa depois da exposição ‘Cuiabá dos meus amores’ organizada pelo Arquivo Público de Mato Grosso, em comemoração ao aniversário da capital. Os historiadores do Arquivo Público convidam a população para passear pelo passado e o presente da capital de Mato Grosso através de 40 fotografias que retratam a paisagem cuiabana nos 285 anos de história.

Do marco geodésico instalado onde atualmente está o prédio da Assembléia Legislativa às palmeiras da avenida Getúlio Vargas que inspiravam um ambiente europeu em Cuiabá, as fotografias registram as várias transformações arquitetônicas e sociais da cidade desde a fundação, em 1719.

Vinte fotografias que registram a Cuiabá de antigamente serão intercaladas com outras vinte fotografias da atualidade, feitas sob o mesmo ângulo. Juntas, as imagens constituem um discurso sobre o espaço urbano, expõe as rupturas e as permanências do passado no presente, causando, às vezes desconforto pelas ausências de espaços significativos para a memória social da cidade.

"Procurou-se, através das fotografias, enlaçar o presente e o passado, num olhar cotidiano muitas vezes banalizado pelo hábito de passar todos os dias pelos mesmos lugares empobrecendo a linguagem da cidade, diminuindo a riqueza histórica escondida na arquitetura, um olhar que não se dá conta da dimensão simbólica do espaço cotidiano", explica o historiador Suelme Evangelista Fernandes.

A exposição é uma das homenagens do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração e o Arquivo Público (APMT) pelos 285 anos da cidade. "As fotografias ficarão por uma semana na sede do Arquivo Público e de lá, a exposição itinerante vai percorrer as secretarias de estado", explica o secretário de Administração Geraldo de Vitto. A idéia é levar a exposição, também, para espaços públicos e escolas de Cuiabá.

A abertura da exposição, que será aberta ao público na próxima segunda-feira (19.04), às 18h, na sede do Arquivo Público, na avenida Getúlio Vargas e está aberta a participação de todos que querem conhecer um pouco mais da Cuiabá antiga para entender o presente.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386780/visualizar/