Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 06 de Abril de 2004 às 10:51
Por: Fabiane Rewel

    Imprimir


O Programa Pantanal está sendo discutido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema). A reunião teve início na segunda-feira (05.04) e prossegue até o final da tarde desta terça-feira (06.04), no casarão do Parque Mãe Bonifácia.

Na reunião está sendo feita a revisão técnica do orçamento destinado aos projetos que fazem parte do Programa. Para Mato Grosso são 22 projetos, que serão desenvolvidos em 50 municípios cortados pela Bacia do Alto Paraguai, na região do Pantanal.

Segundo o Coordenador Geral do Programa Pantanal, Valmir Ortega, além do Ministério do Meio Ambiente, vão participar os Ministérios das Cidades e Integração Nacional. "A inclusão de mais dois ministérios no Programa é para que possa ser executado de forma mais rápida", garantiu Ortega.

Ele ainda lembrou que na segunda quinzena de maio haverá uma revisão do contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foram destinados UU$ 50 milhões para a execução de todo o Programa aqui no Estado.

O Programa Pantanal tem como objetivo criar bases para o desenvolvimento sustentável da região. Em Mato Grosso será investido no ecoturismo, com a pavimentação e recuperação das estradas. As comunidades indígenas também serão beneficiadas, já que o Pantanal Mato-grossense é habitado por dois mil índios. A área ambiental receberá proteção para a fauna e unidades de conservação e gerenciamento das águas, por meio do manejo de micro-bacias.

A Fema é quem coordenadora o Programa no Estado e a Empaer, Sanecap, Secretaria Estadual de Infra-estrutura (Sinfra), de Desenvolvimento Rural (Seder), de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Polícia Ambiental, entre outros órgãos, é quem executa o Programa Pantanal.




Fonte: Assessoria/Fema - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386853/visualizar/