Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 05 de Abril de 2004 às 16:30
Por: Moisés Portugal

    Imprimir


O casal Alberto e Zélia Kovallski, do Parque Cuiabá, já recebeu a equipe do Home Fisio para a primeira visita do projeto piloto desenvolvido pela Fundação Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, cujo objetivo é orientar o paciente sobre as atividades que poderão ser feitas em casa.

O paciente Alberto Kovallski, 64, vítima de três derrames e com fratura no fêmur, está em tratamento há dois anos. Nesta primeira visita, ocorrida na quinta-feira, a equipe fez uma listagem (check list) das barreiras arquitetônicas existentes na residência e as adaptações que deverão ser feitas para facilitar o deslocamento e a prática de exercícios. Na segunda visita, vinte dias depois, é feita a checagem das adaptações feitas na residência, explica a chefe do setor de Fisioterapia da Fundação, Diomara Rocha.

Alberto Kovallski demonstrou que tem força de vontade e está disposto a desenvolver todas as atividades físicas que complementarão o tratamento em casa. Esta possibilidade apresentada pelo Home Fisio vem preencher o vazio imposto pela inatividade. Assim, Alberto passa a se exercitar os sete dias da semana, ou seja, dois dias na Fundação e cinco dias em casa, onde conta com o apoio da esposa Zélia.

Com as adaptações das barreiras arquitetônicas que serão feitas na residência de Alberto, ele poderá se locomover sozinho, reduzindo muito o auxílio de outra pessoa. "Esse projeto é será muito bom para mim também, porque vai zerar os esforços com o fim das barreiras arquitetônicas", diz ela.

Diomara Rocha destacou a importância das atividades em casa, pois além de evitar a inatividade auxilia no processo de reabilitação. Ela acredita que a demanda será grande, pelo número de pacientes que estão sendo atendidos nos setores de Neurologia e Neuropediatria.

Outra residência visitada foi da senhora Ana Estelita Aguiar, no bairro do Porto. Ela também sofreu três derrames. Na oportunidade foram feitos os mesmos procedimentos relativos ao projeto.




Fonte: Assessoria/Reabilitação - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386959/visualizar/