Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 05 de Abril de 2004 às 16:25
Por: Nunes Maciel

    Imprimir


Após um reinado de 12 vitórias seguidas em provas locais, o atleta Fernando Trindade (equipe GR Eletro), viu cair sua invencibilidade, na manhã deste domingo (04.04). Com uma performance surpreendente e mostrando ótimo rendimento em subidas, o atleta Urias Yostaque, de Cuiabá, ganhou o esperado duelo e cruzou a linha de chegada em primeiro na tradicional Corrida Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Na prova feminina, Maria de Fátima Batz, comprovou sua ascensão e salvou o dia para a equipe GR, ganhando, após um final de prova emocionante.

Quase 200 atletas - apenas a nata do atletismo mato-grossense - se mediram nos 10,3 Km da Corrida Senhor Bom Jesus, com largada e chegada ao lado do Museu do Rio (Porto). O evento, que foi a primeira corrida oficial do calendário da Federação Mato-grossense de Atletismo este ano, foi promovida pela Secretaria de Desporto e Lazer do município (Sedel), em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel) e fez parte das comemorações do aniversário de Cuiabá.

A corrida feminina foi uma aula de superação da atleta Maria de Fátima Batz, mulher do treinador Zilmário Mesquita. Embalada com a vitória na etapa sul-mato-grossense da Corrida dos Carteiros, no domingo anterior, ela estava determinada a vencer em Cuiabá. Mas, teve muitas dificuldades, desta vez. Aproveitando bem seu desempenho nas subidas, ela conseguiu liderar a maior parte da prova, mas foi ultrapassada por Margarida Sabino. Nos últimos 500 metros, Maria de Fátima forçou um "sprint" e conseguiu retomar a ponta para chegar à vitória mais difícil de sua carreira (37m58).

Margarida, bem à frente das outras concorrentes, poupou as forças e chegou praticamente andando com a marca de 38m48. A terceira colocada foi Valquíria Santos, que estabeleceu tempo de 40m10. A quarta colocada foi Josineide Sá Ramos, um pouco à frente da quinta colocada, Nayara Correa de Oliveira, da equipe GR Eletro (41m48).

"Estou atravessando uma ótima fase e essa vitória veio para me dar um grande impulso. Espero vencer novamente no dia 18 e me firmar na ponta do atletismo mato-grossense. Estou muito feliz e só tenho a agradecer ao meu marido que está me orientando e a GR Eletro, que vem apostando em meu trabalho, e isso está me dando uma grande força. Espero continuar correspondendo a essa confiança e voltar a subir no alto do pódio muitas vezes este ano", festejou Maria de Fátima.

HOMENS - Havia um clima de rivalidade muito forte para a prova masculina. Reginaldo Ferreira (Juína), Jonathan Mattos e Urias Yostaque queriam desbancar o atleta Fernando Trindade, que tinha o recorde de vitórias seguidas no Estado. Assim, a corrida começou com um ritmo forte puxado por Urias que subiu a avenida Dom Bosco com muito "gás". Em sua perseguição, apenas Jonathan Moraes, que não suportou o ritmo e acabou perdendo a posição para Trindade.

Nos últimos quilômetros, Urias, muito determinado, manteve a diferença sobre o atleta da GR Eletro, até chegar em 1º, com tempo de 31m16. Trindade foi o segundo colocado, com 31m57, seguido de Jonathan Moraes (32m13), Reginaldo Ferreira (32m38). Na quinta posição chegou o atleta da equipe GR, Zilmário Mesquita (33m25).

A chegada foi muito festejada pelos amigos de Urias, afinal, ele conseguia a façanha de derrotar o número um das corridas de rua locais. "A saída, a todo o vapor, foi decisiva, pois abri uma grande diferença. Aproveitei bem as subidas e mantive à frente. Estou muito feliz, pois vi que estou completamente recuperado de uma contusão", comemorou Urias, que quer comprovar a boa fase, no próximo dia 18, quando acontecerá a etapa cuiabana do Circuito Nacional de Corridas de Rua dos Carteiros.

Por sua vez, Fernando Trindade não se mostrava abatido. "É só o início de temporada. Estou realizando treinos específicos visando uma evolução lenta, para chegar com energia nas provas do final do ano. Mas, não me dou por vencido. Vamos à revanche no dia 18 e, que vença o melhor", disse Trindade, admitindo que não estava em um dia favorável. "Atletismo é assim mesmo. Quando o atleta não está muito bem, ele acaba perdendo. Eu sabia que um dia iria perder e me resta parabenizar o Urias". Para a revanche com Urias, Trindade fará sessões de treinos especiais na cidade de Campo Verde, nos próximos dias.

A Corrida Senhor Bom Jesus rendeu premiação em dinheiro e troféu para os três primeiros colocados nos naipes masculino e feminino. Ainda houve premiação em medalhas para os ganhadores em 10 faixas etárias. Ao final do evento o secretário de Esportes do município, Expedito Sabino viu a realização como bem sucedida e agradeceu às empresas e entidades que apoiaram, em especial a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386961/visualizar/