Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 05 de Abril de 2004 às 11:17

    Imprimir


Um novo programa de computador pode ajudar a prever os riscos de um paciente sofrer um ataque cardíaco em um prazo de 10 anos.

O aplicativo, chamado HeartScore, foi desenvolvido pela ESC (Sociedade Européia de Cardiologia) e analisa dados como pressão arterial, colesterol, triglicérides e fatores de risco [idade, sexo e tabagismo] para prever o risco de problemas do coração.

Uma das vantagens do novo programa é que é possível alterar as informações para determinar as chances de um ataque cardíaco. É possível saber, por exemplo, qual será o risco de um infarto caso o paciente deixe de fumar ou reduza o colesterol e o triglicérides.

"O HeartScore é uma importante ferramenta para ajudar os médicos a prever e discutir os fatores de risco com os pacientes", disse o professor Jean-Pierre Bassand, presidente da ESC.

O programa já vem com os dados de 210 mil pacientes de 12 estudos realizados na Europa e também mostra as taxas de problemas cardíacos em países como a Espanha, Itália e França. Versões especiais para cada um dos países serão desenvolvidas no futuro, de acordo com a organização.

"Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte na Europa --e o pior é que esses problemas poderiam ter sido evitados com mudanças no estilo de vida das pessoas", disse Bassand.

O programa pode ser baixado gratuitamente no site da ECS: www.escardio.org/HeartScore




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387023/visualizar/